Warning: Duplicate entry '4465481' for key 1 query: INSERT INTO watchdog (uid, type, message, severity, link, location, referer, hostname, timestamp) VALUES (0, 'php', '<em>Function split() is deprecated</em> em <em>/home/monitori/public_html/forum/sites/all/modules/advanced_forum/advanced_forum.module</em> na linha <em>320</em>.', 2, '', 'http://www.monitorinvestimentos.com.br/forum/?q=node/196', '', '107.22.126.144', 1508660611) in /home/monitori/public_html/forum/includes/database.mysql.inc on line 172
Trava de Baixa - Reversão com Opções | Interatividade

Trava de Baixa - Reversão com Opções

: Function split() is deprecated in /home/monitori/public_html/forum/sites/all/modules/advanced_forum/advanced_forum.module on line 320.
Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Trava de Baixa - Reversão com Opções

Recomendável entender antes um pouco sobre o funcionamento do mercado de opções: Leia AQUI

Para executar este tipo de estratégia, combinando opções com diferentes preços de exercício (strikes) é preciso entender um pouco sobre como funcionam estes derivativos, além do conceito de opções ITM (in the money = dentro do dinheiro), ATM (at the money = no dinheiro) e OTM (out of the money = fora  do dinheiro). 

Supondo que uma ação (ativo-objeto da opção) esteja cotada a R$45,00, suas opções com preço de exercício abaixo de R$45,00 serão ITM. Uma opção com strike de R$50,00 estaria, neste caso, OTM. O prazo de expiração e o prêmio da opção (preço pago para ter o direito de exercê-la até o dia do vencimento) também devem ser levados em conta. 

A trava de baixa com opções – também chamada de reversão - é uma estratégia eficiente para  lucrar nos períodos de queda no mercado. É uma interessante alternativa, com custos acessíveis (pouca chamada de margem) em função do risco de perda ser limitado.

Exemplo de uma TRAVA de BAIXA:

Vende       -  PETR46 (-1000)
Compra    + PETR48 (+1000)

Vende-se o direito de alguém (o tomador) exercer no dia do vencimento a compra de 1.000 ações da Petrobras a R$ 46,00 e compra-se (de um lançador) o direito de adquirir 1.000 ações da Petrobras a R$ 48,00.

O saldo da operação é sempre positivo por haver ENCAIXE, onde recebe-se um valor financeiro na montagem como CRÉDITO (devido ao valor da VENDA ser maior que da COMPRA). A finalidade da estratégia é ganhar na queda.

QTDE
AÇÃO STRIKE PRÊMIO OPER FINANCEIRO
- 1.000 PETR4 46,00 2,30 V - 2.300,00
+1.000 PETR4 48,00 1,00 C +1.000,00
    SPREAD 1,30 SALDO - 1.300,00
    MARGEM 2,00 RISCO +   700,00

No exemplo, considerando o lote de 1.000 opções travado, recebe-se R$1.300,00 que são creditados na conta da corretora. Este será o lucro máximo da operação. Em contra-partida o prejuízo também estará limitado a R$700,00, uma vez que a diferença entre os srikes é de 2 reais = valor da operação.

O gráfico abaixo mostra as possibilidades de preço da ação no dia do vencimento e o resultado final da operação:

Traduzindo o gráfico: se na data do vencimento o ativo estiver abaixo de R$46,00 o ganho é máximo (R$1.300,00), porque a operação vai valer ZERO, e o lançador fica com o prêmio do encaixe. Em R$48,00 ou acima ela vai valer R$2,00, e a perda será de R$700,00 para este lote de 1.000 opções travadas. O ponto de empate será em R$47,30, onde não há ganho nem perda.  

A vantagem dessa estratégia é que ela permite operar na VENDA com um risco previamente conhecido. Deve-se, no entanto, sempre atentar para a relação "risco x retorno" ao abrir a operação. 

Com a trava de baixa sendo montada, por exemplo, a 1 real, a relação é de 1:1. Ou seja, pode-se no máximo ganhar ou perder R$1,00. O interessante desta operação é montá-la quando a trava estiver de ATM para OTM, e o spread saindo acima de R$1,20 - para o ganho ser potencialmente maior do que o risco máximo. Sempre considerando a expectativa da tendência estar favorável, pois, sendo uma estratégia de baixa, ela depende do movimento direcional para ser bem sucedida.

Vale ressaltar também que uma trava de baixa não precisa ser necessariamente levada até o exercício, e pode ser zerada a qualquer momento.

Doutrinador
User is offline
Re: Trava de Baixa - Reversão com Opções

nao opero um TS definido, mas tenho minhas metodologias para a trava de baixa e faço sempre OTM em Petr acima MM100 e sempre ATM/ITM quando Petr abaixo de MM100

procuro sempre montar a operação pela ponta comprada, no horário do almoço com baixa movimentação e negócios... colocou na pedra é esperar pegar e acompanhar a operação pelo spread.

nao levo a operação pro vencimento, meus stops estao definidos sempre na montagem... stop loss é o risco máximo da operação e o gain sempre que o spread ~< 0,40

bom... é como opero a reversão, a maneira que construí empiricamente e mais se adapta as minhas possibilidades.

Abraço!

Marreta
imagem de Marreta
User is offline
Re: Fórum Monitor Financeiro

Bom dia a todos! Voces que manjam de opcoes, qual seria a melhor pedida hoje para se montar uma trava de baixa na petro quaso vislumbrasse uma possivel queda? 26/24, ou 28/26. Parece que a relacao lucro perda aumenta quanto mais fora do dinheiro ela for montada, porem o lucro parece ficar mais garantido. E isso mesmo ou estou viajando? Obrigado

Abraco

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Fórum Monitor Financeiro

A trava vale 2 reais. Tem que montar acima de 1 para a relação custo x benefício compensar.

A 24/22 está saindo por 1,20... ganha o encaixe (1.200/k) com Petro abaixo de 22 e perde 0,80 acima de 24.

Dá uma lida aqui neste exemplo que já andaram até copiando por aí.. rs

Trava de Baixa

Marreta
imagem de Marreta
User is offline
Re: Re: Re: Fórum Monitor Financeiro

Valeu Sea! link bao esse... Era justamente essa a duvida, pois estava vendo a perda maior que o possivel ganho. So que montando hoje a 24/22 eu ja estaria iniciando a operacao no prejuizo, nao? Nao seria mais prudente montar a 26/24, mesmo tendo a relacao risco beneficio nao favoravel? A montagem de uma trava sera sempre assim, ou seja para se ter um custo beneficio acima de 1 a trava ja tem que iniciar no prejuizo ou isso envolve a data exercicio e a situacao das gregas?

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Re: Re: Fórum Monitor Financeiro

Marreta, não é sempre assim... para calcular as gregas, segundo o modelo de B&S, são considerados os juros praticados pelo mercado, a volatilidade e o prazo para o exercício. Estamos bem no início do vencimento e os prêmios ainda não engordaram tanto. Tem que atentar para o fato da opção estar dentro ou fora do dinheiro (preço de exercício com a cotação do ativo-objeto). Com as incertezas no mercado, uma VC na ATM (A24) está com taxa pouco acima de 6%, e a rentabilidade oferecida é sempre diretamente proporcional ao risco da opção não ser exercida.

Esse negócio de estar saindo no lucro ou prejuízo é muito relativo porque a estratégia é direcional. Se acha que mais vale travar a 24/26 (ATM/OTM) por 0,90 correndo o risco de perder 1,10, do que a 22/24 recebendo 1,20 é uma decisão pessoal. O que eu não recomendo é travar -26/28 por 0,50 (OTM/OTM). Na verdade, ao contrário de uma compra, quando vendemos há um encaixe, portanto o custo seria aquilo que podemos perder.

O ideal mesmo é travar por 1,50 pois o risco X retorno fica sendo de 3:1. Mas um spread destes na ATM/OTM é raro, e quando ocorre é sempre mais perto do vencimento, ainda com expectativa de alta no papel. O mais comum é isto acontecer envolvendo a primeira opção ITM.

Ricardo Bonfim Cruz
User is offline
Re: Dúvida na trava de baixa

Boa tarde a todos

Alguém poderia tirar essa dúvida minha sobre trava de baixa bem dentro do dinheiro.

Exemplo: Papel   Petr4 46,20

vende Petr42 :               4,84

compra Petr44:             -3,24

crédito : 1,60

risco máximo: 0,40

Minhas perguntas são:

a) Caso queira sair da trava antes do vencimento e sem prejuizo, até que preço poderia fazer minha recompra das opções?

b) Nesse caso, como faria o cálculos  para saber o quando poderia ganhar se ela caisse apenas 0,20  desmontando a trava antes do vencimento?

Bom final de semana a todos

Ricardo

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Dúvida na trava de baixa

Oi Ricardo.

Sendo uma trava vc tem que acompanhar o spread. No seu exemplo teórico, os preços estão fora do mercado...

Em tese, se vc montar um TB com encaixe de 1,50, qualquer coisa abaixo disso é lucro para vc. O ganho máximo seria se o papel ficar abaixo do strike da opção vendida no dia do vencimento. Mas vc pode zerar a trava a qualquer momento, ganhando ou perdendo, até que a série expire.

Dependendo do lote (supondo -1k C32/+1k C34) com o spread de 1,50 agora, voce ganha R$1500 caso PETR4 esteja abaixo de 32 em 15 de março, ou proporcionalmente, se encerrar o trade antes. Se o spread da trava cair para 1,00 o ganho será de R$500, se subir para 1,80, vc perde 300! A margem requerida é pequena porque o risco fica limitado a 500 reais, e qualquer ativo ($, papel, ouro, CDB, Tesouro Direto) serve como cobertura.

Essa é uma estratégia muito simples para fazer com derivativos quando se acredita em queda nas cotações.

Abs ^v^

Ricardo Bonfim Cruz
User is offline
Re: Boa noite a todos: Uma dúvida no stop na trava de baixa

Exemplo: trava de baixa

vendi     :  BVMFC12 0,71
comprei :  BVMFC13 0,21

crédito     : 0,50
risco máx : 0,50  Ponto Equil: 12,50

O papel, agora está 11,84, para eu sair no zero a zero tenho que recomprar as opções BVMFC12 no máximo a 1,00 ? Não levei em conta taxas e corretagens.

Meu raciocínio foi assim: 1,00 - crédito = 0,50

Seria esse o calculo?

Um abraço a todos

Ricardo

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Boa noite a todos: Uma dúvida no stop na trava de baixa

Putz Ricardo... essas opções estão com liquidez suficiente para montar travas?

Eu não acompanho os derivativos da BVMF para falar.. pelo que vi hoje, foram mais de 500 negócios na C12.

E a trava estava valendo 0,16 pelo fechamento. Bom, o exercício é dia 15/03... se fosse hoje vc teria feito o strike.

Para zerar antes do vencimento, da mesma forma, vc deve considerar o spread. E com a 13 se encaminhando para o pó, tem que ver por quanto vc vai recomprar a 12. Se pagar R$1 perde 0,50, porque esse tb foi o valor do seu encaixe.

A matemática é mais simples do que parece...

Abs ^v^

Ricardo Bonfim Cruz
User is offline
Re: Valeu Seagull

Tudo bem Seagull, obrigado por responder

Pois é  fiz a trava dia 23 , as minhas ordens  foram executadas rápidas, pra falar a verdade a BVMFC13 que paguei 0.21 demorou um pouquinho, mas saiu, essas opções da BVMF não são tão líquidas quanto a petr e vale. É minha primeira trava de baixa que faço.  Então aquela continha que fiz tá certa? Para eu sair com um stop seguro recompro a BVMFC12 antes de bater 1,00?

Um abraço Seagull

Bom final de semana

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Valeu Seagull

Olha, a ideia é lucrar com a trava. Com spread abaixo de 0,50 vc ganha (descontando as corretagens)

Então não adianta olhar apenas para o prêmio isolado de uma opção e desconsiderar a outra.

Caso a 13 vire pó, vc teria que recomprar a que vendeu por, no máximo, 0,50 para empatar.

Se uma fechou 0,23 e a outra 0,07, vc, hoje, poderia encerrar a trava com lucro de 0,34, o que não é mal, visto que o ganho máximo (assim como o limite de perda) é de 0,50. Esta é uma operação direcional, e só vc mesmo pode avaliar se compensa levá-la até o final, caso acredite em mais quedas. Se achar que o mercado vai voltar a subir, pode zerar à qualquer momento.

Abs ^v^

Ricardo Bonfim Cruz
User is offline
Re: Valeu Seagull

Valeu Seagull

Agora entendi   essa idéia  do  spread ser menor que o crédito para realizar lucro ou calcular o  stop.

Obrigado ,bom final de semana

Um abraço

Ricardo

Ricardo Bonfim Cruz
User is offline
Re: Já ía dormi mas pintou essa dúvida agora

Seagull

Mas se eu encerrasse a trava hoje com esse lucro de  0,34 , só iria ter essa grana no bolso caso o mercado no dia do vencimento estivesse com o papel BVMF3 menor ou igual que o preço de exercício. É isto né?

Um abraço

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Já ía dormi mas pintou essa dúvida agora

Não... ao encerrar a trava o crédito é imediato, como em qualquer operação de C/V.

A cotação do papel no dia do vencimento só importa se vc for levar as opções ao exercício (ou deixá-las virar pó).

Dá uma lida neste tópico do Grupo de Estudos de Estratégias Clássicas:

Trava de baixa

Ricardo Bonfim Cruz
User is offline
Re: oK

Ok

Um abraço Seagull

Ricardo Bonfim Cruz
User is offline
Re: Boa tarde a todos os colegas

Na trava de baixa

vende Petrd34: 2,76 
compra Petrd35: 1,76

crédito: R$ 1,00

risco máximo: ?????

Como calculamos o risco máximo nesse trava dentro do dinheiro?
Bom final de semana

Ricardo

trix
imagem de trix
User is offline
Re: Re: Boa tarde a todos os colegas

O risco seria zero ( descontadas as corretagens) se conseguisse fechar a trava neste spread.

Acontece que a D35 não tem liquidez.

Se fizer com a 36 que saiu por 1,47, recebendo 1,29 aos preços de fechamento, o risco máximo é 0,71.

Neste caso a operação empata com a cotação do papel em 35,47

Ricardo Bonfim Cruz
User is offline
Re: Valeu Trix

Trix, valeu por reponder, mas vi a quantidade de negócios da Petrd35   500.000 negócios, será que não dá para montar a trava com essa opção. Sou bem novo nessa parte de opção, não tenho muita experiência.

Um abraço

Bom domingo

Ricardo

Ricardo Bonfim Cruz
User is offline
Re: Desmontar trava

Seagull e colegas    Boa tarde

Fiz uma trava de baixa mas ainda tenho algumas dúvidas para desmontar ela.

vendi BVMFC12

compreiBVMFC13

crédito pela trava:0,50

a) Se a cotação da BVMF3 fechar na segunda menor ou igual a 12 , as duas opções viram pó. Não preciso fazer nenhum procedimento, tipo :enviar ordem  ou solicitação? O dinheiro entra na conta automático?

b) Se a cotação da BVMF3 for maior que 12, o que devo fazer? Os débitos seram automático em minha conta?

Obrigado e bons negócios 

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Desmontar trava

Ricardo,

Estando abaixo de 12, as opções viram pó, e vc não precisaria fazer nada, apenas esperar pelo crédito na conta.

Contudo, como o prêmio da C12 ainda vale alguns centavos, tem que ficar atento para o caso de alguém exercer sua posição vendida. Neste caso basta comprar o papel em mercado e entregar. Isso não funciona de maneira automatica.

Eu, particularmente, não recomendo levar operações até o dia do vencimento, acho melhor zerar antes para não correr riscos, a menos que a cotação do ativo-objeto esteja bem abaixo do strike da venda, e não exista a menor possibilidade de exercício. Com a BVMF nesta faixa de 11,90, qualquer puxada no papel pode impactar no prêmio da opção.

Fica de olho, e ligado com a sua corretora para uma eventualidade ...

Abs ^v^

Ricardo Bonfim Cruz
User is offline
Re: Seagull

Pois é Seagull  quando fiz a trava já comprei o papel também,   nesse caso que o papel já está comigo ele é vendido a mercado a preço de exercicio automaticamente. Ou tenho que fazer uma ordem de venda entregando o papel a 12? Estou bem perdido

Um abraço

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Seagull

Neste caso vc pode ficar sossegado... se virar pó, fica com o encaixe (que já recebeu na montagem da trava)

Mesmo que alguém te exerça, tendo o papel em custódia, a transferência é feita sem problemas!

Não precisa fazer nada...

E o melhor de tudo é que a operação foi bem sucedida! Parabéns! ;-)

Ricardo Bonfim Cruz
User is offline
Re: Sabendo um pouco mais

Seagull e colegas

Toda vez que  eu for montar uma trava de baixa  tenho que ter na conta o dinheiro do papel ,caso seja exercícido? Caso eu  não  tenha dinheiro para comprar o papel no dia do vencimento, o que a corretora faz com a gente?

Um abraço a todos

Ricardo

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Sabendo um pouco mais

Olha Ricardo, vc deveria ler um pouco mais os tutorias sobre opções. Existem dois tipos: a "americana"  que só pode ser exercida no dia do vencimento, e o "estilo europeu", que dá o direito ao comprador de exerce-la a qq momento.

A maioria das calls (opções de compra) são "americanas", portanto para trabalhar com elas não precisa ficar preocupado quanto a um exercício antecipado. Mas é sempre bom ficar atento a que tipo de opção vc está negociando.

Se vc não tiver o papel na custódia, no caso da trava, o normal é chamarem uma margem compatível com o seu risco máximo. Ou usar, ouro, CDB, cotas de um fundo BB, ou até outra ação do Ibovespa, qualquer dessas serve como garantia para te dar cobertura.

No dia do vencimento, que já recomendei zerar pelo menos na sexta-feira anterior, se a opção não virar pó, as partes exercem ou são exercidas. E aí quem ficou vendido entrega o papel - se não tiver, compra no mercado para entregar.

Uma coisa chata na bolsa é cair em recompra - quando se vende algo que não tem, sem ao menos alugar ao final do dia - pois além da multa, o inadimplente fica sujeito a pagar qualquer preço que o comprador fechar no mercado.

Ricardo Bonfim Cruz
User is offline
Re: Bom final de semana a todos

Certo Seagull

Bom final de semana

Um abraço

Ricardo Bonfim Cruz
User is offline
Re: Por favor, fica indep essas 2 operações ou zerei a F12?

Desculpa gente ainda sou atrapalhado  em opções, o Seagull  falou esses dias para eu estudar mais, estou  estudando  a teoria,  mas ainda na prática me atrapalho.    

Amigos, por favor, montei uma trava de baixa uns dias atrás

venda    BVMFF11: 0,84   preço de exer: 10,82
Compra BVMFF12: 0,28   preço de exer: 11,82

crédito pela trava: 0,56

Até aqui tudo bem.

Depois, a dois dias atrás fiz um lançamento coberto:

venda BVMFF12: 0,45
compra do papel: 11,84

Minha pergunta é:

a) Ainda eu tenho a trava de baixa e o lançamento coberto, independente?
 b) Ou virou um lançamento com a BVMFF11?

Um abraço

Ricardo

CSInvest
imagem de CSInvest
User is offline
Re: Re: Por favor, fica indep essas 2 operações ou zerei a F12

Ricardo, 

Se não inverteu a operação, está sim com as duas operações.

Não estaria se a segunda operação comprasse mais opções da que vendeu, fechando a primeira operação.

[Christopher Siqueira]

Ricardo Bonfim Cruz
User is offline
Re: Valu Christopher

Valeu Christopher

Um abraço

Ricardo

Schwartz
User is offline
Re: Re: Re: Por favor, fica indep essas 2 operações ou zerei a

Olá CS ,  vc comentou há alguns dias atrás que vc desenvolveu uma planilha que calculava as taxas para LCs  , de forma a verificar se compensava lançar ou não em determinado momento .

Se possível, gostaria de ver como é a sua planilha com este fim..

abraço,

CSInvest
imagem de CSInvest
User is offline
Re: Re: Re: Re: Por favor, fica indep essas 2 operações ou zer

Preciso fazer uma zerada aqui para poder lhe enviar. 

Envia um e-mail pra mim pelo meu site que envio pra você uns print-screens para que possa ter idéia até que eu tenha um modelo vazio.

Abraços

[Christopher Siqueira]

Opções de exibição de comentários

Escolha seu modo de exibição preferido e clique em "Salvar configurações" para ativar.

Warning: Duplicate entry '4465481' for key 1 query: INSERT INTO watchdog (uid, type, message, severity, link, location, referer, hostname, timestamp) VALUES (0, 'php', '<em>Duplicate entry &amp;#039;6211661&amp;#039; for key 1\nquery: INSERT INTO accesslog (title, path, url, hostname, uid, sid, timer, timestamp) values(&amp;#039;Trava de Baixa - Reversão com Opções&amp;#039;, &amp;#039;node/196&amp;#039;, &amp;#039;&amp;#039;, &amp;#039;107.22.126.144&amp;#039;, 0, &amp;#039;9822c96cdbad331a747542181e981931&amp;#039;, 538, 1508660611)</em> em <em>/home/monitori/public_html/forum/includes/database.mysql.inc</em> na linha <em>172</em>.', 2, '', 'http://www.monitorinvestimentos.com.br/forum/?q=node/196', '', '107.22.126.144', 1508660611) in /home/monitori/public_html/forum/includes/database.mysql.inc on line 172