Warning: Duplicate entry '4465481' for key 1 query: INSERT INTO watchdog (uid, type, message, severity, link, location, referer, hostname, timestamp) VALUES (0, 'php', '<em>Function split() is deprecated</em> em <em>/home/monitori/public_html/forum/sites/all/modules/advanced_forum/advanced_forum.module</em> na linha <em>320</em>.', 2, '', 'http://www.monitorinvestimentos.com.br/forum/?q=node/1675', '', '107.22.46.59', 1493053416) in /home/monitori/public_html/forum/includes/database.mysql.inc on line 172
Analytical Deficiencies - A falácia da análise simplória | Interatividade

Analytical Deficiencies - A falácia da análise simplória

: Function split() is deprecated in /home/monitori/public_html/forum/sites/all/modules/advanced_forum/advanced_forum.module on line 320.
MACMAX
imagem de MACMAX
User is offline
Analytical Deficiencies - A falácia da análise simplória

Uma rápida procura e acharemos trabalhos científicos sobre as diversas falácias da análise técnica e fundamentalista.

Seja tentando copiar o incopiável (Buffet), que com todo seu cacife elege boa parte do conselho, seja usando termos bonitos como VaR, amplamente aplicado pelos Prêmios Nobel do LTCM, que quebrou e quase levou o mundo junto (santo Taleb!), é possível apontar falhas em ambas.

Mas pra não pegar pesado, pois poucos tem tempo para ler monografias e teses longas e enfadonhas, sugiro a leitura do artigo abaixo, que indica um meio termo que me parece muito mais inteligente

Abs fraternais

Analytical Deficiencies
Fundamental analysis, technical analysis, and psycho‐fundamental analysis are not
particularly reliable on their own merits. In the case of fundamental analysis we can’t
trust the numbers because they might be misrepresented or fraudulent. The primary
problem with technical analysis is that any of the chart patterns we use in determining
entry and exit points can be either randomly occurring and as the result meaningless, or
constitute a trap because somebody is manipulating the stocks price. Psychofundamental
analysis is simply much too subjective to be useful by itself except in rare
cases.
Due to the peculiar human propensity to disdain logic and reason (particularly when
embracing them might require effort) and opt for a position at the extreme (where
lassitude is readily accepted), the world of stock analysis has devolved into two
primary camps: Fundamentalists and Technicians.

Fundamentalist Fallacies
The Fundamentalists favor donning eyeshades, clutching calculators and digging
endlessly through financial statements in the belief that they can determine a
company’s “intrinsic” value; once they do that, it’s just a matter of finding a company
whose value is greater than its stock’s current price. Voila! A winner! This belief springs
from the presumption that the market will eventually recognize that the stock is
undervalued and bid the price up to the point that the analyst in his great wisdom has
concluded is proper. Ah, would that life were so easy and the markets so rational!
The first problem is that when attempting to ascribe intrinsic value one needs to make
quite a number of assumptions – not the least of which is that the numbers being used
are accurate. While there is a rather significant amount of “group‐think” in evidence
throughout the Fundamentalist set, the fact is that everyone’s assumptions tend to be
different, and so the valuations tend to vary, sometimes markedly so.
The second problem is that the Road to Hell is littered with the stock certificates of
extinct “undervalued” companies that the market ultimately determined weren’t
anywhere near undervalued enough.
Die‐hard Fundamentalists are also inclined to dismiss technical analysis as nothing
more than the “mumbo‐jumbo” interpretation of bird scratchings or equate it to the
divining of scattered chicken bones by Voodun priests. Despite its shortcomings and
those of its frequently rigid practitioners, fundamental analysis is a predictive and
consistent enough discipline to retain most of its disciples.

Technician Troubles
Technicians prefer the opposite extreme. Unlike Fundamentalists, Technicians act on
the assumption that everything that is known about a company’s financial condition
has already been recognized and widely disseminated by the fundamentalists, and
hence (because the Fundamentalists comprise the larger of the two cults), this
information has already been factored into the stock’s price. Thus, there is little point in
wasting time in the tedious perusal of financial statements when there is so much more
fun to be had playing with a stock chart as if it was a ouiji board.
There is some validity in the Technicians’ presumption of knowledge being factored into
the price, just as there is some validity in the Fundamentalists’ presumption that an
“undervalued” stock will more reliably provide gains than one that is overvalued.
Though the Technicians’ premise works well enough often enough to keep them in
business, it too has a couple of serious flaws. Both spring from the presumption that one
can trust the chart.
Unfortunately, a stock chart is no more reliable than a financial statement. Software
developers who create stock charting software have demonstrated that when checking
their work by using random numbers every chart pattern known to man will appear on
the sample chart: Cup with Handle, Head and Shoulders, Flags, Pennants, Saucer with
Handle, Triangles, and Stair‐steps. How can anyone rationally invest their money when
confronted with that? To make matters worse, there are people wealthy enough and
wily enough, who understand technical analysis and technicians well enough, that they
will manipulate the price of a stock in order to lure in the unwary and fleece them,
typically with a false breakout.

The problem is that both sides are lazy. Those whose brains are wired in such a way
that working with numbers comes easily to them can’t be bothered to exert the modest
effort required to learn how to read stock charts. Those whose brains are more adept at
grasping things when presented in a graphic context won’t undertake the simple task of
learning how to play with numbers, for the same reason.

So what is one to do? The answer is simple. Choose the third path, that of reason.
Recognize that fundamental analysis and technical analysis co‐exist like bees and
honey. They compliment each other, and most importantly, if employed correctly,
confirm each other
.

Profits by Timothy C Schewe
www.confidenttrader.com

Crono
imagem de Crono
User is offline
Re: Analytical Deficiencies - A falácia da análise simplória

Boa max.

Me diga uma coisa, está falando do Nassim Taleb?

O que ele fez? Me preocupo porque já li um livro dele e sempre podemos entender alguns erros fundamentais a partir dos erros dos outros.

No mais, abraço ae pro pessoal!

Depois que viajei em abril, nem encostei o dedo no mercado financeiro, mas estou acompanhando os movimentos.

MACMAX
imagem de MACMAX
User is offline
Re: Re: Analytical Deficiencies - A falácia da análise simpló

Ele mesmo Crono.

O Taleb sempre foi um crítico feroz dos que se fiavam no conceito de Value at Risk (VaR) para fazerem operações alavancadas, caso do Long-Term Capital Management (LTCM), fundo dirigido por gente de primeira grandeza do mercado e da academia, entre eles dois Prêmios Nobel de Economia, Myron Scholes (ele mesmo, da Black e Scholes, a famosa precificação de opções) e Robert C. Merton, e que usava alavancagens de até 250:1. Taleb sempre disse que usar VaR é como se preparar para eventos que nós sabemos que existem, com 95/99% de chance, mas não nos prepara para os eventos que não sabemos que podem existir.

Abraço e bom retorno!

a2fon
imagem de a2fon
User is offline

Tá sumdo, hein!?!

Queria eu ter esse tempão pra viajar...

profiteer
imagem de profiteer
User is offline
Re: Analytical Deficiencies - A falácia da análise simplória

Essa é a pior das falácias. "No Egito, as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato, é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." Jacques Bossuet

Só que sinceramente pra quem lê textos científicos esse resuminho ficou devendo.

No auge dos meus 25 recém completados, devo dizer que minha "third path" está sendo migrar para outros tipos de aplicações (imóveis e empreendedorismo) para conseguir meu objetivo que é no mínimo 2% líquido a.m. de maneira mais segura possível, mesmo que isso me dê mais trabalho. Até que ponto qualquer coisa é mais arriscado que mercado financeiro em si, só o tempo me dirá.

A questão é que o mercado é muito bonito qdo faz fundo ou entra em tendência definida a MP. Mas quando volatiliza só dá para operar contra-tendência (que é o vinha fazendo há uns meses, focando diário). Aquela premissa que o Seagull prega, de time de mercado, o que ao meu ver é bastante racional. Pois tem hora que não dá pra seguir tendência (isto é fato, não é uma contradição)

O complicado é só achar o ponto da posição novamente. Porque se for considerar suportes e resistências ninguém opera semanal. Enfim, por exemplo, agora, no meu ponto de vista, entramos em tendência bear definida a MP... entrou. Mas se reverte só Deus sabe.

MACMAX
imagem de MACMAX
User is offline

Uau!

26,82% ao ano! Líquido!

Se der certo, começando com R$ 1000,00 e colocando igual quantia todo mês,

ao chegar na minha idade vc terá R$5.860.325,49

Aos 55 anos terá R$ 63.575.617,52

Aos 60 anos terá R$ 208.707.610,00

E se segurar até os 70 terá a bagatela de R$ 2 Bi, 247 milhões e uns quebrados

E tudo isso com milzinho por mês!

Tenho certeza que vc não esperará tanto para usufruir...

Lembre-se que tal rentabilidade foi conseguida por poucos na história

Boa sorte!

profiteer
imagem de profiteer
User is offline
Re: Re: Re: Analytical Deficiencies - A falácia da análise sim

Macmax, é por aí.

Eu peguei a fase do 1% líquido fácil em RF, do mercado imob. super aquecido em SP (há 7 8 anos), juros altos, etc Resultado, fiquei mal acostumado.

Mas, seu cálculo está de acordo... o único porém é que a rent. média que viso é para portfolio de retirada e não acumulação, então a coisa fica ainda PIOR. Daí porque da segurança que pretendo, qdo se está na fase de acumulação na RV é tudo muito bom, mas qdo passa para a retirada a coisa fica mais séria, pois a renda precisa ser certa no fim do mes. E abrir operações na pressão não é muito agradável. Há os que usam a RV como renda fixa. Isto definitivamente não me agrada. Prefiro acumular mais e contar com o certo de um TD por exemplo ou um aluguel, ou um negócio que é meu.

a2fon
imagem de a2fon
User is offline
Re: Re: Re: Re: Analytical Deficiencies - A falácia da análise

Essa conta não fecha PROFITEER.

Vc tem 25 anos e aos 17 já investia em RF e também em imóveis.

Era do papai?

Aos 17 eu ralava como um cão...

Vc certamente é a próxima capa da NEWSWEEK. Ou da TIMES

profiteer
imagem de profiteer
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: Analytical Deficiencies - A falácia da aná

Fala a2fon. Não, comecei com 18. Mas aos 17 eu já sabia o fator de liquidez dominante rsrs

Não é essa a intenção, nem sou da área.

A questão é que tive um "drawdown" financeiro há uns anos, mas a vida é assim mesmo pra quem gosta de se aventurar.

a2fon
imagem de a2fon
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: Re: Analytical Deficiencies - A falácia da

E foi vc que causou o drowndown???

Foi uma aventura...ficou vendido nos 30 K e esqueceu de colocar um stop?

Vc com essa capacidade toda, frequenta fórum pra que?

Clique aqui e descubra como ganhar muito...

Ale
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Analytical Deficiencies - A falácia

a2fon acredita que os frequentadores de forum sao apenas os incapazes?

a2fon
imagem de a2fon
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Analytical Deficiencies - A fal�

Não.

Muitos frequentadores não são o que parecem ser. Se é que vc me entende...

Vc é coleguinha de drowdown do Profiterr????

Opções de exibição de comentários

Escolha seu modo de exibição preferido e clique em "Salvar configurações" para ativar.

Warning: Duplicate entry '4465481' for key 1 query: INSERT INTO watchdog (uid, type, message, severity, link, location, referer, hostname, timestamp) VALUES (0, 'php', '<em>Duplicate entry &amp;#039;6211661&amp;#039; for key 1\nquery: INSERT INTO accesslog (title, path, url, hostname, uid, sid, timer, timestamp) values(&amp;#039;Analytical Deficiencies - A falácia da análise simplória&amp;#039;, &amp;#039;node/1675&amp;#039;, &amp;#039;&amp;#039;, &amp;#039;107.22.46.59&amp;#039;, 0, &amp;#039;7ede7156cf6f84af560651b3484dc525&amp;#039;, 1752, 1493053417)</em> em <em>/home/monitori/public_html/forum/includes/database.mysql.inc</em> na linha <em>172</em>.', 2, '', 'http://www.monitorinvestimentos.com.br/forum/?q=node/1675', '', '107.22.46.59', 1493053417) in /home/monitori/public_html/forum/includes/database.mysql.inc on line 172