E o mercado... vai, não vai?

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
E o mercado... vai, não vai?

Para algum lugar ele com certeza vai... mas para onde? E quando?

Acabei de chegar de um almoço com o pessoal do banco, o Didi, e mais uma turminha do mercado...

Falou-se sobre imóveis, empreendimentos, muita sacanagem e, também, um pouquinho de bolsa.

Eu não conhecia o Didi pessoalmente, e, além da boa impressão que ficou, tivemos uma ótima empatia. Figura super divertida e exímio conhecedor das artimanhas bursáteis, mostrou-se ainda generoso e fez questão de pagar a conta de toda a mesa (o que para ele representa "trocados").

Segundo a leitura do "Mestre das agulhadas" o Ibovespa teria feito um fundo perto dos 60k, ele não duvida de uma outra afundada, mas, sempre otimista, projeta nosso índice para os 150 mil pontos... lá por 2012 (logo o ano em que o mundo deveria acabar - segundo o hilariante filme, rs). Quem sou eu para discordar quando vislumbramos uma "janela" de tempo tão dilatada. Mas, na minha visão de curto/médio prazo, ainda acredito em um fundo mais abaixo.

Enfim, o mercado é soberano, e de tudo que foi dito entre os participantes da confraternização, percebi que muitos estão defendendo seus ganhos e aplicando o dinheiro em ativos mais sólidos, ante esta volatilidade que voltou aos mercados.

Então, de minha parte, nada mudou... vamos continuar no "girinho", alternando as pontas, e mantendo baixa exposição a riscos neste momento de incertezas. E sempre de olho na floresta - gráficos semanais e mensais (principalmente do S&P) - para buscar trabalhar dentro das faixas operacionais nas quais as estratégias podem ser bem sucedidas.

O meu timing é conservativo - embora sempre esteja sujeito a um delay.... ;-)

Abs ^v^

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Re: E o mercado... vai, não vai?

É...legal esses encontros. Sempre descontraídos e construtivos, em todos os setores.

Agora, de acordo com a sua postura (conduta) expressa, fico com uma(s) dúvida(s) (quase) conceitual.

Admitindo que o mercado antecipa (muito!) e que não dá pra operar notícias. Quando, de acordo com sua estratégia, será o momento de comprar? Ou melhor, aumentar a exposição ao risco?

Vamos tb admitir que o mercado dê uma "patinada" mas retome uma subida gradual... Quando estará bom pra "aumentar a exposição"? Quando as notícias ficarem boas? Quando vc "vislumbrar" uma melhora no cenário? Aí não será tarde? O "mercado" já não terá antecipado com uma alta "injustificada"?

Veja bem, não estou defendendo aumento de exposição agora. Muito pelo contrário!, até porque a situação tá mesmo bem "feia" por lá e por outros cantos do planeta. Mas tenho a sensação que ficar (muito tempo) de fora não seja a melhor alternativa.

Vai aguardar (ou torcer por) uma "queda esperada"?

É isso?

E se ela não vier?

Abs

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: E o mercado... vai, não vai?

Poly, não é o caso de "esperar" ou "torcer" por quedas... é "operar" conforme o mercado. Como um Trader.

Poucos vezes me vi na condição de holder: uma foi em 2002, assim que me afastei da aviação e recebi uma bolada, por sorte quando o mercado estava em baixa. Enchi o pote... não lembro bem os preços, algo como Vale a 12, Petro por aí tb, Usiminas a 6, Bradesco, e uma dose de Telemar para ficar brincando nas opções. O Ibovespa estava abaixo de 20.000. Isso durou alguns anos, eu girava, mas mantinha a carteira, reduzindo a exposição, ate zerar TUDO aos 68k. Depois ainda esticou até 73... sem mim... foi quando caiu direto...  e pudemos vender muito índice com o STS...

A outra vez que entrei firme foi quando passou de 40k para baixo (em 2008), troquei de ponta e comprei muita coisa - fazendo até preço médio - em Petro, Vale, Bradesco, Gerdau... sem falar nas tranqueiras - era uma estratégia para 10 anos (se fosse preciso). Como o financeiro era alto, e a recuperação veio rápido, fui realizando o lucro aos poucos... mas continuei dentro - dentro dos meus parâmetros!

"Estar dentro", na minha concepção, pode significar tanto estar comprado como vendido. Mas sempre fazendo o gerenciamento de dinheiro. Controle de risco e tamanho da posição. Raras são as ocasiões em que fico totalmente fora. Mas elas tb existem...

Agora vc me pergunta quando comprar tudo de novo... minhas balizas continuam as mesmas - 30/60, 40/70... até que extrapole para um desses lados. Não me importo de entrar e sair um pouco antes, pq respeito as faixas e sei como é difícil acertar os extremos... o que vale é assegurar os ganhos e defender o lucro. Se subir antes... paciência... vou me contentar com menos, mas tenho certeza que ninguém quebra por realizar lucros, ou deixar de ganhar.

Mas então invertendo a situação: se cai por 1 , 2 ou 3 anos... até quando um holder mantém posição? Indefinidamente, imagino. E compra mais (se o dinheiro não acabar). Uma pena, pois certamente teria, nestas oportunidades, no mínimo, dobrado o tamanho da carteira com o mesmo financeiro. Sorte que as quedas duram menos tempo que as altas (?), mas é fato que seus efeitos são mais devastadores, tomando os ganhos conquistados em espaços curtos.

Enfim... NMHO, o importante é estarmos sempre preparados para qualquer coisa, e confortáveis nos investimentos.

Capiche? ;-)

Abs

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Re: Re: Re: E o mercado... vai, não vai?

Captei vossa mensagem, oh! inflambável guru!! :-)

Holder segura "pra sempre"! rs

Nas quedas aproveita pra "rechear" mais a carteira e assim vai... sempre aproveitando as distorções e comprando coisa boa!

Ah! Ainda tem os proventos (Dividendos + JCP + Bonificações...) hehe!!

São duas escolas diferentes na filosofia e na forma de operar (investir).

Os girinhos e girões, entradas e saídas são ótimas, quando se acerta o timing. Do contrário.... :-(

Os "giros" do holder são dos ativos caros pros baratos. Sempre em sintonia com a bipolaridade do Sr. Mercado (você não lê minhas mal traçadas linhas ? rs)

Agora imagina o sujeito que comprou lá em 2002 com o IBOV nos 15.000 e quando chegou lá pelus 25-26.000pts achou que tava cara e resolver vender tudo esperando "ela" corrigir e chegar nos 20.000 pra comprar de novo.

Tá esperando ainda...??? ;-)

Abs,

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Re: Re: E o mercado... vai, não vai?

Poly, eu te respondo com a maior atenção e vc vem com essa de guru?

Se o lance é fazer piada, que tal a Zorra Total, A Praça é Nossa, Os Trapalhões, ...

Ainda não entendi se o seu "caro e barato" se referem ao preço dos ativos ou ao gráfico.

Afinal, vc é fundamentalista ou técnico? Ou nem um nem outro?

Porque para alguem ficar alegre mesmo vendo seu dinheiro diminuindo, isso tem outro nome...

Acertar o timing é com cada um.

Mas na alta é sempre bom estar comprado (no fundo), na queda convém ficar vendido (no topo)

O resto é historinha...

Vc sempre fala em compra no fundo... e quem comprou a 70k... viu cair até 30 sem fazer nada... e foi comprando pelo caminho. Sobrou dinheiro quando bateu no fundo? Que fonte inesgotável. Isso sem vender nem um tantinho, apenas recheando a carteira. Aí repicou, e mesmo sem voltar ao preço, a coisa enfraquece de novo. Que azar... mas segundo vc, o lance é comprar mais, aos 70, 65,...

Ainda bem que o patrimônio é grande!

Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiii...............

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: E o mercado... vai, não vai?

Que é isso Rapah??? Tá me estranhando?

Algum problema com vc amigo?

Levei e levo na maior seriedade o que vc fala. Quem falou em brincadeira aqui?

O guru não foi gozação. Foi sério!

Não estou dizendo que o lance é comprar! Nem nos 70, nem nos 65...

Aprendi e aprendo bastante nas nossas "discussões"... mas sempre que toco nesse assunto vc se irrita.

Why?

Why?

Olha, o que pode parecer "crítica" é só uma "provocação" (no bom sentido) para vc mostrar seu conhecimento, sua experiência para o fórum. Como isso, todos aprendem!

De que adianta ter o conhecimento e não compartilhar?

Mas se te incomodar, não toco mais nisso OK? ;-)

Easy boy. Easy...

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: Re: E o mercado... vai, não vai?

Essa negócio de guru, mago, profeta, vc sabe que não é comigo não!

Tenho evitado até falar de ativos pontuais, ninguém me vê dando "dicas"... procuro apenas compartilhar minhas leituras, e tratar em tese de estratégias que possam ser aplicadas com sucesso.

Mas a decisão é sempre pessoal, não adianta olhar para trás. O que busco é estar situado no mercado, pq os nossos resutados só dependerão daquilo que fizermos daqui por diiante.

E quem quiser comprar, segurar, fazer preço médio está no seu direito, eu respeito.

O que mais enfatizo aqui é que a bolsa sobe e desce. Bom é entrar próximo dos fundos, ficar comprado nas altas, vender perto do topo e operar vendido durante as quedas. Ficar fora é uma decisão para quando não se sabe bem o que pode acontecer... vc não viu a primeira lição no video do gajo? ;-)

Abs ^v^

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: E o mercado... vai, não vai?

E essa do meu amigo Fernando eu tenho que compartilhar aqui.

Comentando sobre a ajuda à Grécia - uma união entre os bancos centrais do Japão, EUA e a comunidade europeia para liberar um dinheiro que não é novo, basicamente créditos contábeis, perante severas imposições ao povo grego (que presente...)

Fernando Blanco escreveu:

Marcio, acho que o mercado quer achar bom motivo para não derreter de vez. O pacote grego é inviável: reduzir o deficit publico em 10% do PIB em apenas 4 anos?!?!? Só em regime totalitário. Vai ter passeata todo dia, Mikonos se tornará hetero, vão vender marmore do Pathenon até na 25 de março ou no Saara, etc.

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Re: Re: E o mercado... vai, não vai?

hehehe...

Toda vez que vejo os comentários do Fernando, fico Blanco! :-)

Opções de exibição de comentários

Escolha seu modo de exibição preferido e clique em "Salvar configurações" para ativar.