Warning: Duplicate entry '4623064' for key 1 query: INSERT INTO watchdog (uid, type, message, severity, link, location, referer, hostname, timestamp) VALUES (0, 'php', '<em>Function split() is deprecated</em> em <em>/home/monitori/public_html/forum/sites/all/modules/advanced_forum/advanced_forum.module</em> na linha <em>320</em>.', 2, '', 'http://www.monitorinvestimentos.com.br/forum/?q=node/162', '', '54.80.219.236', 1537853808) in /home/monitori/public_html/forum/includes/database.mysql.inc on line 172
IBOVESPA - Índice da Bolsa de Valores de SP | Interatividade

IBOVESPA - Índice da Bolsa de Valores de SP

: Function split() is deprecated in /home/monitori/public_html/forum/sites/all/modules/advanced_forum/advanced_forum.module on line 320.
Bulli
imagem de Bulli
User is offline
IBOVESPA - Índice da Bolsa de Valores de SP

O Ibovespa, principal índice do mercado de ações, expressa, na forma de "pontos", a evolução dos preços das 60 ações mais negociadas da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Ele corresponde a mais de 90% do volume financeiro diário.

A Bovespa atualiza os pontos do Ibovespa em tempo real a partir de uma equação, alimentada pelos negócios feitos momento a momento no pregão (período em que ocorre a compra e a venda de ações das empresas). A composição dessa "carteira de ações" é atualizada a cada quatro meses, sendo que algumas ações têm mais "influência" no cálculo do Ibovespa do que outros.

[]s

Bulli

http://www.bullicastelo.com

a2fon
imagem de a2fon
User is offline
IBOV SEMANAL

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: IBOV SEMANAL

Pois é... voltando ao mercado. Muito complicado olhar só para o Ibovespa... dependendo do que acontecer lá fora, o mais fácil é seguirmos atrás: arriba ou abajo!

Mas depois de 6 dias de queda, o repique (esperado) veio em uma região de relativo suporte...

O que pode ser também uma reação dos vendidos, zerando suas posições lançadas durante a semana, ou até, como supôs o MAX, que os europeus estejam tentando não trucidar a sua moeda - o Euro - e a propria economia de toda a comunidade.

Enfim, se esta reação não se sustentar, poderemos estar presenciando um pullback por baixo dessa LTA... ou da neckline (?) no diário. Whatever...

Só espero que subindo, descendo, ou ficando de lado, a nossa turma acerte, e, acima de tudo, se lembre de que a ideia aqui é compartilhar estudos, unir esforços e estreitar os nosso laços de amizade.

Sem mais... por enquanto. Até qualquer hora...

Abs ^v^

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Foto do Ibovespa

Temos que olhar para frente, porque o passado... ficou para trás!

A LTA que sustentava o canal já era... agora temos um novo caixote.

Vale arriscar uma entrada na base do trading range? Se for com stop curto, e disciplina para apertar o botão em caso de perda dos 60k...

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Foto do Ibovespa

Ah... mas no longo prazo...

... quem comprou perto dos F's, se deu bem... já os que entraram nas imediações dos T's...

de  2000 até outubro de 2002 foram mais de 2 anos em queda. Já no topo depois do IG em maio 2008, a bolsa perdeu "apenas" 43 mil pontos em 6 meses.

Lembrando que o gráfico é semanal (recomendado para positions) e está na escala LOG... logo, visualmente, as proporções podem parecer menores do que são em valores nominais.

Então valeu a pena ficar comprado desde 1999? Claro que sim, o índice saiu de 5 mil pontos para 60k!!!

1- Mas quem realizou os ganhos aos 20k para simplesmente recomprar tudo aos 10.000, dois anos depois ( 50% a menos -  com o financeiro ainda rentabilizado aos juros da época)... fez bem!

2- Os que entraram em 2002/03, aos 10k, e conseguiram levar até 68/70 k (fazendo diversos trades pelo meio do caminho)... se deram muuuuuito bem!

3 - "se" ainda venderam no início da crise, ganharam 40 mil pontos na baixa, e recompraram de novo com grande deságio em pouco mais de 180 dias.... arrebentaram.

Mas, como eu sempre digo, não adianta olhar o que passou... vale é acertar daqui para frente!

E agora? O caixotinho fica pequeno nesta escala... então, perdendo sua base em 60k, a LTA de LP passa em torno de 38.000! Se isto acontecer, convém esperar até lá sem fazer nada... aliás, ainda ficar comprando mais pelo caminho?

Cada um que trace suas estratégias... depois é tudo análise de retrovisor!

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Re: Re: Foto do Ibovespa

Pois é Sea... sua análise está ótima. Está em linha com o que eu penso e pratico!! ;-)

Mas vou fazer algumas considerações. Con permiso?

1. Nada como olhar a floresta! Não é mesmo?

2. Olhando o passado, digo melhor: Quem comprou nas imediações dos T's se deu bem... quem comprou perto dos F's, se deu MUITO bem...

3. Então valeu a pena ficar comprado desde 1999? ÓBVIO que sim!

4. Se não adianta olhar o que passou, o que esses seus gráficos estão fazendo aí? Servem pra que? rs

5. Quem tem como objetivo entrar na bolsa para investir por 1, 2 anos tem uma grande chance de se dar mal, ou no mínimo, "empatar".

6. O "retrovisor" mostra claramente que as chances estão à favor de quem opera no longo-prazo. Principalmente quanod se olha a floresta como você sempre diz.

De acordo com a "foto" semanal, estamos no limite da definição: a MM50.

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Re: Foto do Ibovespa

Os gráficos, mais do que mostrar o passado, visam situar no presente... e dar indicações futuras.

Eu não sei se o seu gráfico semanal está em escala LOG... anyway, me parece que a LTA não está certa...

O fato é que carregando posição o investidor acaba ganhando, se não precisar do dinheiro durante uma das baixas! E operando as tendências, mesmo que apenas as maiores - na visão aflorestada - a rentabilidade cresce exponencialmente, além de permitir também ganhar com as quedas.

Mas, enfim... eu não estou falando o que cada um deve fazer. Apenas digo que quem ganha com consistencia na bolsa, acaba se acostumando com isso, e não fica empolgado na subida, nem se deprime com a queda... pois tudo é normal, e faz parte do jogo.

Abs

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Re: Re: Re: Re: Foto do Ibovespa

OK. Agora (parece) que estamos falando a mesma linguagem.

LTA não está certa? Como assim?

De qual período (ou erro) vc se refere?

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: Foto do Ibovespa

Mesmo não sendo em escala LOG, eu penso que a LTA desde o fundo em 30k deveria ser traçada assim:

Em vermelho

Olha no meu gráfico semanal desde 1999, como essa linha já teria sido rompida... agora tem a base do caixote em 60k. Então, abaixo disso só mesmo a LTA de LP que passa por 38k. Abre mais a janela de tempo para visualizar... e troca para escala LOG porque nesta periodicidade a aritmética não funciona bem.

Confere?

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: Re: Foto do Ibovespa

OK.

Correto.

Mas... isso aí não era uma LTA e sim o "esboço" (mal traçado!) da base de um (suposto) canal de alta...*E na "escala (des)onesta"! :-o

* Veja que me referi (honestamente) à MM50 (como última barricada) e não a perda da "LTA".

Aliás, "me parece que a LTA não está certa...", foi um comentário infeliz da sua parte (prefiro pensar que não foi maldoso). Você sabe que isso non ecxiste meu caro! Mal traçada? Vá lá... Aí o comentário ficaria numa escala mais "honesta" ;-)

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Foto do Ibovespa

Poly vc entendeu o que eu disse... a LTA não estava correta porque já tinha sido perdida.

Mal traçada ficou a minha que foi feita no paint. E só atentei para isso por achar que faz uma grande diferença. Não há nada de maldoso... honesto sim. Não fosse desta forma eu sempre escreveria que vai subir para sempre, o que agradaria todo mundo, mas não condiz com a realidade.

E esse negócio de médias isoladamente também não significa muita coisa, podemos incluir várias, a de 200, 80, 50, 30... qual é a que vai mudar o cenário? A minha MDT não é nenhuma dessas...

Acredito mais quando ocorre um cruzamento, mesmo assim tem que calibrar o gráfico e fazer uma seleção das MMs de acordo com a volatilidade do ativo em questão. E ainda tem o detalhe da media ser aritmética ou exponencial...

Enfim, avaliando o cenário com os olhos de uma criança (desconsiderando que o IBOV não tem vida própria e depende do comportamento no resto do mercado), penso que estamos de fato, próximos a um importante suporte, que pode até segurar e gerar um repique - de novo, ao topo do caixote, ou mesmo um PB por baixo da LTA (a verdadeira, rs)

Abs

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Foto do Ibovespa

Entendi sim.

Meu comentário foi só com relação a forma de expressão. Não com o conteúdo.

Agora, vc tb sabe que a MM50 no semanal é uma referência para o mercado. Pode não servir pra nada, mas o é. ;-) (Mesmo que tenha uma LTA "falsa" dando suporte).

Ou não é?

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Foto do Ibovespa

É... e não é. Esse canal (?) também já foi perfurado... mais do que os poços que ainda não deram caldo.

Veja bem, o IBOV depende de Petro e Vale, que por sua vez, seguem os preços das commodities. Se a Petro está hoje brigando na faixa de 30 (que agora funciona como resistência) no mesmo preço de março de 2009 - mais de um ano depois não evoluiu nada, apesar de toda propaganda do pre-sal, valendo quase a metade do que foi seu TH, como esperar que a nossa bolsa melhore sem a ajuda de seus principais carros-chefes?

Volatilidade no mercado, ajustes cambiais, mudança nos juros, a esta altura o cenário não parece favorável.

Marreta
imagem de Marreta
User is offline
ibov

e todos dancam pega estica e puxa, e viva e festa da xuxa!!!

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
IBOV - Vixe Bill!

Já foi simbora tudo, só falta a 200!

E ameaçou beliscar hoje!...

Se segura malandro! 

a2fon
imagem de a2fon
User is offline
IBOV semanal

Comportamento MA 60

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: IBOV semanal

Belo gráfico Coró! Ficou claro e transparente... para seguir o canal tem que romper o TH; mas fez um TD.

O suporte mais explícito é a LTA - atenção a um possível teste nela.

Abs ^v^

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
IBOV e o "amparo" das MMs

Reage menina, reage!

Pelo menos está sendo amparada...

Cheiro de "repique" no ar!

profiteer
imagem de profiteer
User is offline
IBOV atualizado

IBOV veio se comportando dentro do "script" traçado há uns dias. Agora parece que temos o padrão gráfico "cabecinha" criado pelo prestigiado trader Polycrav rs. =)

Mas dois detalhes que fazem a diferença e que podem "recolher" a "cabecinha": indicadores IFR e CCI bem sobrecomprados. E o volume não denota força além da média.

CSInvest
imagem de CSInvest
User is offline
Re: IBOV atualizado

Pois é, 

Este rompimento me deixou intrigado, até postei algo no meu BLOG mas tenho minhas dúvidas.

É vem possível termos o recolhimento da "cabecinha" sim.

Vamos ver, o GAP no futuro já fechou agora a pouco.

[Christopher Siqueira]

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Re: IBOV atualizado
 hehehe Profit,

Não concordo com o "trader" e fiquei intrigado com o "rs" (não sei se foi pelo "prestigiado" ou se foi pela "cabecinha") :-)

Mas se existe a "agulhada do Didi" por que não pode ter a "cabecinha do Polycrav"?? hehe

Como diria Stoppard (em Arcádia) o que importa não é saber tudo, mas o querer saber.

profiteer
imagem de profiteer
User is offline
Re: Re: IBOV atualizado

Haha boa! É a cabecinha que é engraçada. Se fizer uns aperfeiçoamentos pode virar padrão gráfico mesmo hehe afinal nessa área impera o pitoresco.

E como assim não concorda com o trader? Se aposentou?

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Re: Re: Re: IBOV atualizado

Não é nada disso Profit.

Acontece que, no meu ponto de vista, para ser um Trader (com "T" maiúsculo) precisa ter bastante conhecimento e intimidade com a AT, possuir técnica apurada (e diferenciada!) e, principalmente, (além do perfil) dispor de tempo suficiente para planejar e acompanhar (de perto!) as operações "efervescentes"... que são peculiares ao tipo.

Portanto, estou muito mais para um investidor "atrevido", quiçá "arrojado" do que para um Trader!,  mas que navega cada vez mais por águas serenas...

Só quando a coisa tá muito monótona é que adiciono um FNAM11 ou uma MILK da vida pra temperar o caldeirão e sacudir a adrenalina.

Com relação ao "padrão cabecinha" vou buscar uns ingredientes para formalizar o "padrão".. rs

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
IBOV - Histórico

"Plagiando" uma abordagem interessante de um colega (Gente boa! Da melhor espécie.) para compartilhar com Vcs.

Legenda (dele!): nem carece explicação né?

Paulo
imagem de Paulo
User is offline
Re: IBOV - Histórico

Boa Poly.

Vale observar, também, o volume. Desse jeito vai bater lá no último caro....

trix
imagem de trix
User is offline
Re: Re: IBOV - Histórico

Mas como pode ao longo do canal ter um ponto "caro" que estava mais barato do que o "barato" ?

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Re: IBOV - Histórico

Rs... da mesma forma como houve momento em que o barato ficou mais caro que o caro, ora meu caro! ;-)

Não sei que escala foi essa (não parece log), mas, enfim, foi apenas uma convenção que o Poly adotou para sinalizar que na base seria bom para comprar e no alto do canal um ponto de venda. O que não tem muito a ver com a bolsa estar cara ou barata, ele simplesmente apelidou os topos e fundos ascendentes de um movimento como sendo barato (fundo) e caro (topo).

Acho eu...

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Re: Re: Re: Re: IBOV - Histórico

Foi isso mesmo Sea! Sua leitura está absolutamente correta...

Isso foi gozação do Trix! hehehe

Utilizei "apelidos"... pode trocar o barato por Poly no gráfico e o caro por qualquer dos "pés trocados" que andam soltos por aí... que também dá certo! rssss

profiteer
imagem de profiteer
User is offline
IBOV - Encaixotou?

Ao usarmos como indicador de tendência 2 médias exponenciais (5-10), é visto que ainda estamos bearish, após o cruzamento baixista. No entanto, tivemos um repique acima do esperado, o que pode levar a uma congestão. Esta volatilidade é ruim para que abriu posição vendida pois pode acionar o stoploss.

Listening to Madeleine Peyroux - Don't Wait Too Long

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: IBOV - Encaixotou?

Profit, seu gráfico ilustra perfeitamente o comentário que fiz alguns dias atrás

Quote:

Bem... falando do mercado: o Ibovespa foi acima de 70k, voltou até perto dos 60... e hoje, onde estamos?

Abaixo de 67, em uma grande congestão (pode-se dizer assim) no alto! É acumulação ou distribuição???

Melhor acompanhar o fluxo do dinheiro gringo...

E os stops estão aí mesmo para isso... ser acionados - e nos salvar!

Ocorre que em um trading range como este vem se desenhando, a ideia é trabalhar com as extremidades. Compra no suporte e vende a resistência. No miolo do caixote, qualquer movimento é aposta, e sujeita o trader a ficar na torcida...

E segue a valsa.

Quanto ao debate anterior, acho que foi muito proveitoso. Uma discórdia com elegância acrescenta mais do que se todos pensassem de forma igual. E apesar de sermos poucos a postar, com um nível sempre elevado, até mesmo o leitor que não se manifesta ganha com isso, e além de acompanhar e entender o que é discutido, usufrue à sua maneira de toda essa troca de experiências e informação.

Não fiquem preocupados em movimentar o fórum com seus argumentos. Tudo leva à reflexão e o resultado é sempre positivo para quem pode tirar suas próprias conclusões.

Valeu!

Abs ^v^

profiteer
imagem de profiteer
User is offline
Re: Re: IBOV - Encaixotou?

O problema é que minha religião não permite operações contra-tendência. Sou um fiel ortodoxo.
A questão do miolo do caixote faz total sentido se o trader respeitar regiões de suporte e resistência em seu modo operacional, aguardando seus rompimentos para poder assumir uma posição. Mas, não obstante, não é sempre que seguidores de tendência operam dessa maneira clássica (claro que em situações como do gráfico do IBOV postado é salutar esperar pela confirmação de rompimento da região de suporte próximo, que é bastante confiável, para assegurar a reversão). Contudo, indicadores de tendência podem antecipar esses movimentos. E se o trader opera através de tais indicadores e utiliza seu Setup disciplinadamente, não há porque dizer que ele ficará na torcida.

Aliás, torcida é algo relativo, você pode dizer a mesma coisa para o sujeito que compra no suporte e vende na resistência ou espera pelo rompimento para se posicionar, quando na verdade a única coisa que ele fez foi seguir seu estudo. E nenhum estudo baseado em AT é absoluto, a não ser aquele que você adotou como sendo seu (ao contrário teríamos pelo menos um trader entre os 100 homens mais ricos do mundo, o que não ocorre de fato). Portanto existe o mentiroso vendedor de livros e cursos ou mal-intencionado e aquele que gera corretagem, outro eu não conheço (e claro, estou falando daquele que gera corretagem com SEU PRÓPRIO dinheiro e não com limite operacional virtual disponibilizado pelo twitter ou com a mesada da criança).

Quanto a acumulação e distribuição, é um ponto realmente importante, pois assumir posições em topos de mercado como o de agora, após uma longa tendência de alta, com ele sobrecomprado, é complicado, pois o nível de ruído que os indicadores ficam sujeitos pode dificultar uma análise mais precisa. Diferente de quando estamos com eles "neutralizados" por exemplo. Então é realmente dificultoso saber.

Opções de exibição de comentários

Escolha seu modo de exibição preferido e clique em "Salvar configurações" para ativar.