Warning: Duplicate entry '4465481' for key 1 query: INSERT INTO watchdog (uid, type, message, severity, link, location, referer, hostname, timestamp) VALUES (0, 'php', '<em>Function split() is deprecated</em> em <em>/home/monitori/public_html/forum/sites/all/modules/advanced_forum/advanced_forum.module</em> na linha <em>320</em>.', 2, '', 'http://www.monitorinvestimentos.com.br/forum/?q=node/1592', '', '23.22.136.56', 1513532292) in /home/monitori/public_html/forum/includes/database.mysql.inc on line 172
Position Sizing | Interatividade

Position Sizing

: Function split() is deprecated in /home/monitori/public_html/forum/sites/all/modules/advanced_forum/advanced_forum.module on line 320.
profiteer
imagem de profiteer
User is offline
Position Sizing

Parte I

Eu havia citado como estratégia operacional de Money Management (aliado com controle de risco) a forma de calcular a posição a partir de uma porcentagem fixa sobre o montante disponível para a operação. No entanto, existem mais algumas fórmulas para calcular o tamanho e a montagem da posição. Dentre elas, temos as seguintes:

Optimal f (fixação da fração ideal) - é um método para estimação da % ideal de risco de acordo com o aperfeiçoamento feito por Raplh Vince. Usando a estratégia Optimal f, você pode otimizar seu sistema através da variável f (em que "f" será o montante do capital que será investido em cada trade), para que o sistema atinja o maior lucro líquido possível (ou TWR como é definido por R. Vince.). No Optimal f é calculado o valor ideal de f independente da direção que os trades tomarem. Caso mude a ordem ou a seqüência dos trades, não será afetado o resultado final por vir. A maioria das pessoas pensam que a fixação da fração ideal é o percentual fixo de sua porcentagem total do risco de sua posição a arriscar. Isso é absolutamente falso. Para definir quanto da posição você deve usar no trade, nós utilizamos a seguinte fórmula:

Número_de_ações = (Optimal_F * Capital_atual / Risco_inicial_por_quantidade_de_ações) / Preço_por_ação
Onde o risco inicial = perda maxima no trade (em %).

Exemplo:
Capital circulante - $ 25.000
Preço da ação - $ 25
Optimal f - 0.30 (que é calculado com base nos dados históricos)
Perda máxima no trade - 50% (que é calculado com base nos dados históricos)
Neste caso você deve comprar (0.3 * 25000/0.5) / 25 = 600 ações

Secure f - Leo Zamansky e David Stendahl tentaram superar grandes declínios de preços, sujeito no Optimal f, adicionando um limite especial do desvio (ou declínio-diminuição nos preços) máximo admissível. Secure f tem como tarefa resolver o seguinte:

Lucro Líquido -> Máximo (similar ao Optimal f), sob a condição de Máximo_desvio <= Desvio_Máximo_Permitido.

A diferença entre Secure f e a estratégia Optimal f é que Secure f levará em consideração o fato de poder ocorrer um declínio nos preços. Além disso, o valor de Secure f nunca poderá ser maior que o valor do Optimal f.

Fórmula:Número_de_ações = (Secure_f * Capital_atual / Risco_inicial_por_quantidade_de_ações) / Preço_por_ação
Onde o risco inicial = perda maxima no trade (em %).

Exemplo:
Capital circulante - $ 25.000
Preço da ação - $ 25
Desvalorização maxima - 20% (valor máximo permitido de desvio)
Secure f - 0,10 (que é calculado com base nos dados históricos)
Perda máxima no trade - 50% (é calculado com base nos dados históricos)
Neste caso você deve comprar (0,1 * 25000/0.5) / 25 = 20.000/50 = 200 ações

profiteer
imagem de profiteer
User is offline
Re: Falando sobre Position Sizing - Parte I

Pelo visto ninguém usa Money Management. Nem um conselho de um bom livro (mais de um melhor ainda) sobre o assunto que alguém tenha lido e achado bom nível?

jprado
User is offline
Re: Re: Falando sobre Position Sizing - Parte I

Em português tem um livro do Stormer que fala sobre isso mas eu não li para opinar.

Taticas Operacionais De Posiçao Em Açoes

Skimo
imagem de Skimo
User is offline
Re: Re: Falando sobre Position Sizing - Parte I

Seven Time-Tested Money Management Rules
to Ensure Survival over the Long Run

Robert W. Colby

1. Always Preserve Capital. Traders should limit loss to 0.5% of total capital for any one position.

2. Always trade in the direction of the larger trends, with the most emphasis on the Primary Tide that lasts many months or years. In a Bull Market, look only for opportunities to enter long and close long. In a Bear Market, look only for opportunities to enter short and close short.

3. Always use Actual Stops. Short-term traders should limit losses to a maximum 2% for each position. Longer-term traders and investors should limit losses to 7.2% on the long side and 8.4% on the short side for each position. (See my book, Swing Filter, pages 680-681, and Cycles, pages 178-179.)

4. Always exit losing positions before the close of the day for short-term Ripple traders (with a time horizon measured in days). Longer-term traders should also set a time stop appropriate to the cycle they are trying to capture, in order to avoid tying up capital in positions that are not moving as expected. (See my book, Cycles of Time and Price, pages 176-188.)

5. Always consider Bet Size and Diversification. Commit a maximum of 5% of total capital to any one position.

6. Always calculate your Reward/Risk Ratio. Enter a position only when your analysis indicates 3 points of potential reward for 1 point of risk.

7. Always take a time out from trading any time you lose 5% of your capital. This breaks bad momentum and limits negative spirals into deep holes. It gives us time to calmly reevaluate the situation. A few days off helps clear the head. A time out helps limit revenge trading. The desperate attempt to quickly make back the loss most often causes even more trouble.   

Capital conservation should be the first rule in trading and investing. Capital takes time to accumulate, but it can disappear fast if the technical trading rules are not well known and respected. Beginners particularly would be well advised to take these rules to heart and to start trading only a small fraction of their capital using the minimum size orders until they acquire their real-time market education as inexpensively as possible. Ignore this, and the tuition could be substantial.

http://www.robertwcolby.com/index.html

profiteer
imagem de profiteer
User is offline
Re: Re: Re: Falando sobre Position Sizing - Parte I

Skimo, interessante esses 7 mandamentos, tem mais haver com o gerencimanto de risco que procuro. Depois de já haver se decidido de quanto do capital vc vai destinar ao trade, e enfatizando a busca por tendências.

E ao jprado, obrigado por compartilhar sua estratégia. Que leva em conta os preços dos stops para formar a quantidade da posição.

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Re: Re: Falando sobre Position Sizing - Parte I

Esse assunto é de extrema importância, Profit. Uma pena que a literatura em português seja escassa.

Acho muito dificil alguém ter sucesso ao longo do tempo na bolsa sem fazer um bom gerenciamento...

O percentual do capital envolvido em cada trade, a meu ver, depende muito do tamanho do patrimôniol. Mas não deve ser maior do que 6% do total. O controle de risco também é função da tolerância de cada um... acho que 2% de perda é razoável, porém há que se levar em conta, neste aspecto, o gráfico, para evitar um violino na proximidade de surportes. Faz parte, mas nunca é bom...

Quanto ao position sizing, também considero tudo muito relativo: às características do papel em si, sua liquidez, volatilidade, a situação do mercado em uma visão "aflorestada"... isso deve estar definido no plano antes da entrada. Realizar parte do lucro (ou tudo) nos targets, tentar baixar custos com o giro, ou adiciobnar lotes na mão forte, são decisões pessoais. 

Na questão do preço médio, não se tratando de um fundo explícito (como comentei sobre aquela faixa entre 40 e 30k), não sou muito favorável. Prefiro até piramidar, caso tenha permanecido no trade após a superação de uma forte resistência.

A análise técnica ajuda bastante nisso. Basicamente, buscar mapear os topos e fundos... uma entrada no suporte (ou teste de LTA) e após a superação de caixotes - melhor ainda se houver pullback), são pontos indicados de compra; assim como, em analogia, o rompimento frustrado de resistência (fake breakout) e/ou perda do suporte podem ser triggers intererantes para avaliar uma venda. No mais, vai conforme o TS adotado... cruzamento de MMs, perda da mínima de candles, divergência de indicadores, ou até (melhor ainda) uma combinação desses eventos.

Vou ver se depois consigo relacionar alguns livros estrangeiros sobre o tema.

Abs ^v^

profiteer
imagem de profiteer
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: Falando sobre Position Sizing - Parte I

Boas palavras. Certamente é de extrema importância. Eu não sou muito fã de fórmulas objetivas neste casos para serem aplicadas de forma ortodoxa a todos os ativos, pois gosto de analisar papél por papél, e cada um pede um ajuste diferente, seja do montante do capital a ser aplicado, seja do risco a ser considerado. Também por tudo isto que vc disse.

O que me incomoda muito é entrar no papél como position para seguir a tendência de médio prazo (como o Poly faz) e no começo da posicão (ainda sem lucro) estar vulnerável a violinos, neste caso, não existe setup eficaz (padrões, médias, pivots, LTs, etc), a única coisa que pode mitigar isto é: gerenciamento de capital (não se expor muito qdo montar a posição ou ir se posicionando aos poucos) e um gerenciamento de risco eficaz (stoploss nem tão curto e nem tão largo), assim a dor será menor, ou até não haverá dor. Parece fácil? pode ser, mas é preciso criar uma fórmula básica pra isso, pois tudo envolve números e matemática.

profiteer
imagem de profiteer
User is offline
Falando sobre Position Sizing - Parte II

O método a seguir, desenvolvido pelo professor Edward Thorpe, é mais um para definirmos o percentual ideal de risco inicial para exposição. O método de Kelly define o percentual de risco de acordo com a seguinte fórmula:

Kelly% = %Ganho - %Perda / (Lucro_Médio / Perda_média)

Vamos dar uma olhada em como o critério de Kelly funciona. Vamos supor que você tem um sistema que lhe dá um percentual de acerto de 60%. Seu sistema também tem lucros médios que são duas vezes maiores que o tamanho da perda média. Então temos, %Ganho = 60%, %Perda = 40% e Lucro_Médio / Perda_Média = 2. % Kelly = 60 - 40 / 2 = 40%

Assim sendo, a percentagem de capital a arriscar nos ofereceria uma taxa de retorno máxima de 40%.

Número_de_ações = (% Kelly * Capital_corrente / Risco_inicial_por_quantidade_de_ações) / Preço_por_ação
Onde o risco inicial = perda máxima no trade (em%).

Exemplo:

Capital ativo - $ 25.000
Preço por ação - $ 50
Kelly - 0.20
Perda máxima no trade - 25%
Neste caso você deve comprar (0,2 * 25000/0.25) / 50 = 20.000/50 = 400 ações

Durante a quebra de seu recorde através de trading, Larry Williams utilizou a fórmula de Kelly, onde o risco inicial foi definido pelo tamanho da margem por contrato fururo. Thorpe recomenda o uso da % de risco dentro do limite de 0,5 * Kelly <= % risco <Contratos

jprado
User is offline
Re: Falando sobre Position Sizing - Parte II

Manejo de Risco
Tamanho do lote = (RC - Corretagem)/(PE-PS)

RC = 2% do capital disponível para investir
PE = preço de entrada no ativo
PS = preço do stop

Marreta
imagem de Marreta
User is offline
Re: Re: Falando sobre Position Sizing - Parte II

Grande Profiteer, muito interessamte voce trazer esse assunto para discucao, eu li um livro agora nao me lembro se foi do Ralph Vince ou se foi de outro autor, sobre o optimal f, algo tambem sobre o % kelly. Pelo que pude entender do optimal f, e uma estrategia muito dificil de ser seguida, seja por managers de fundos, pois os clientes ficariam de cabelo em pe num drowdown em que o sistema esta suceptivel, seja pequenos investidores(traders) que tambem teriam que ter estomago.

O %  Kelly parece ser algo mais tranquilo de se aplicar, mas mesmo assim para traders sistematicos, que tenham seu trade sistem bem testado e com o win/loss e o win probability de preferencia bem uniformes ao longo da existencia, e que tambem nao se abalem muito com possiveis drowdowns.

Agora a pergunta: Voce os utiliza? (voce utiliza sistemas ou voce e um trader discricionario?) Conhece alguem que os utiliza? Seja conhecido ou persona publica? Pergunto isso pois e uma coisa tao pouco discutida nos milhares de blogs e sites. A grande maioria fica na regra dos 2% por trade e 6% maximo.

Abs

profiteer
imagem de profiteer
User is offline
Re: Re: Re: Falando sobre Position Sizing - Parte II

Marreta, nunca utilizei nenhum deles para montar posição, eu apenos utilizo um capital fixo e divido pelo preço da ação, no entanto, depois eu faço o gerenciamento de risco calculando então o preço do stop (que é variável) de acordo com a forma de entrada (só que sem limitação alguma). O secure f na verdade é o optimal f com um controle de risco embutido digamos assim, que deixa menos exposto a volatilidade. Mas também vc ganha menos óbvio. O problema é que sou seguidor de tendência e procuro não fazer objetivos, só desmonto a operação no sinal de topo ou no stop.

Não sei se você viu meu post sobre preço-médio, eu tive a idéia de depois de achar a quantidade da posição exata (de acordo com a exposição ao risco que vc quer correr), ainda dividir o montante em dois e aguardar o movimento do mercado antes de se posicionar 100%. Ou seja, usar o position size de acordo com o movimento do mercado, aguardando a definição, para fazer preço médio. Não sei se ficou bem claro, vou dar um exemplo:

Depois de chegar a conclusão que vc deve comprar 200 ações, então dividir em dois lotes de 100, o primeiro lote vc entra na posição e aguarda a definição do mercado, se cair (na ponta comprada) vc compra o restante (100), se não cair vc compra assim mesmo após o rompimento da máxima, tendo como base justamente os stops definidos. Tudo isto como forma de fazer preço médio no CP. É uma "mistureba" de calculo de posição - manejo de risco - preço médio. Pois ao contrário de todas as fórmulas, que são baseados independente do movimento do mercado, eu quero fazer exatamente o oposto, o que ao meu ver é totalmente factível.

E quanto a sua pergunta, realmente o material é escasso (não em inglês!), e não conheço ninguém que tem mais experiências com estratégias de entradas como essas. Então quem quiser discutir técnicas de entrada com objetivo de evitar exposição demasiada a volatilidade, fique à vontade.

Marreta
imagem de Marreta
User is offline
Re: Re: Re: Re: Falando sobre Position Sizing - Parte II

profiteer escreveu:

Marreta, nunca utilizei nenhum deles para montar posição, eu apenos utilizo um capital fixo e divido pelo preço da ação, no entanto, depois eu faço o gerenciamento de risco calculando então o preço do stop (que é variável) de acordo com a forma de entrada (só que sem limitação alguma).

Nao entendi direito o que voce explicou, poderia dar um exemplo para ficar mais claro?

Obrigado

profiteer
imagem de profiteer
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: Falando sobre Position Sizing - Parte II

Meu money management é simples, apenas estipulo parte do capital para cada operação (No ações = Capital fixado / Preço da ação), ou seja, eu não estipulo % de risco para exposicao na fase de calculo do montante a ser destinado na posição, é livre. Apenas configuro os stops de risco inicial com 1% abaixo da mínima do candle que gerou minha posição (no caso de compra) sobre o valor já calculado.

profiteer
imagem de profiteer
User is offline
Money Management na InfoMoney

Pelo visto eles estão atentos ao fórum MI. ;-)

O complicado é que não acrescentaram absolutamente nada. (aliás no final prometeram uma abordagem mais específica sobre o tema a partir de um "especial"... só quero ver.)

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Money Management na InfoMoney

É isso que eu observo... muita informação... nem sempre com qualidade.

Mas o jornalismo digital é muito ágil, e eles ficam mesmo atentos a tudo!

Profit, vc bem que poderia escrever um artigo sobre o tema para publicarmos na HP e/ou Aprendizado.

Que tal?

Abs ^v^

profiteer
imagem de profiteer
User is offline
Re: Re: Money Management na InfoMoney

No Brasil é assim mesmo, analistas de CBN... a população é desinformada daí surge o aproveitamento por parte dos mais "esclarecidos", que contrariamente ao bom senso do dever de informar (bem informar), preferem lucrar em cima da ignorância dos outros. Mas esse é o sistema.. e o padrão é baixo, então não se pode exigir muita coisa.

É em virtude disso que aceito seu convite, porém vou estudar mais um pouco sobre o assunto e acabar de ler alguns livros, para fazer uma abordagem bem criteriosa. Incluindo alguns fundamentos novos. Afinal a AT precisa evoluir, ninguém aguenta ficar só nesse negócio de OCO... sorry.

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Re: Money Management na InfoMoney

Valeu Profit...

O espaço é seu para todo tipo de abordagem que queira fazer, sobre este ou qq outro assunto.

Sem restrições.

A comunidade agradece suas colaborações, sempre ponderadas e isentas. É disso que o mercado precisa!

Com relação às informações (às vezes tendenciosas e desencontradas) publiquei na seção de artigos do Monitor um texto do Lucas - editor do blog Derivativos Financeiros - que trata do tema:

A Eterna Falácia do Mercado

Abs ^v^

Opções de exibição de comentários

Escolha seu modo de exibição preferido e clique em "Salvar configurações" para ativar.

Warning: Duplicate entry '4465481' for key 1 query: INSERT INTO watchdog (uid, type, message, severity, link, location, referer, hostname, timestamp) VALUES (0, 'php', '<em>Duplicate entry &amp;#039;6211661&amp;#039; for key 1\nquery: INSERT INTO accesslog (title, path, url, hostname, uid, sid, timer, timestamp) values(&amp;#039;Position Sizing&amp;#039;, &amp;#039;node/1592&amp;#039;, &amp;#039;&amp;#039;, &amp;#039;23.22.136.56&amp;#039;, 0, &amp;#039;b1b03dc78b3e45a095a5cbadedc680d9&amp;#039;, 617, 1513532292)</em> em <em>/home/monitori/public_html/forum/includes/database.mysql.inc</em> na linha <em>172</em>.', 2, '', 'http://www.monitorinvestimentos.com.br/forum/?q=node/1592', '', '23.22.136.56', 1513532292) in /home/monitori/public_html/forum/includes/database.mysql.inc on line 172