Ar de fim de festa?

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Ar de fim de festa?

Todos aqui sabem que não gosto de previsões, "exercícios futurísticos", etc, especialmente para o mercado. Parecem mais coisas de Mãe Dinah, cartas, búzios e bola de cristal.

Mas essa "explosão de micos" que estamos presenciando é um sinal bem característico, diria sintomático, pra não dizer uma reação DÉJÀ VU.

Eu vinha cá com meus botões refletindo esses dias sobre o comportamento do mercado na última semana e o nosso amigo Capa levantou uma lebre (listando uma série de micos que explosiram!) que faz todo o sentido.

Sabemos que, de acordo com Joseph Granville, a chamada última fase da alta de um "rally" é caracterizada por essas altas assombrosas nas ações chamadas pejorativamente pelo mercado (nós sabemos que não é isso) de segunda e terceira linha. Isso não quer dizer que vai começar a cair na próxima semana, nem é topo ou outras coisas semelhantes. Também não quer dizer que várias ações aqui discutidas estejam muito caras ou na hora de vender. Os investimentos aqui feitos ou discutidos não se baseiam (somente) na especulação de preços, mas em outros parâmetros que todos sabem bem.

Mas ninguém se assuste se acontecer uma correção em breve pois isso já aconteceu outras vezes.

Também é importante lembrar que o fato de ter acontecido outras vezes não significa que vai acontecer de novo da mesma forma. Mas, quem opera exclusivamente por variação de cotações, é bom ficar atento... SEMPRE! rs

Eu, continuo com a minha mesma estratégia. Especialmente nas ações defensivas, pagadoras de dividendos e nas que ainda estão com valores interessantes para investir.

Estamos no fim da alta?

Estamos no Topo?

Estamos na última fase da alta?

Mas qual o tamanho dessa (última) fase?

Ninguém sabe a resposta e tudo não passa de especulação mas... Esse "sinal" é bem característico e muitos aqui já viram esse filme.

São dúvidas, dúvidas, dúvidas ...

Mas é bom ficar bem alerta. 

Poly

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Ar de fim de festa?

Pois é Poly, esta é a sua segunda tentativa mais explícita - ainda que meio sem convicção, com os dois pés em cima do muro, e vários pontos de interrogação. Da primeira vez (que eu lembre) valeu só como ensaio, o mercado continuou subindo, não se falou mais nisso, e a diversão foi prolongada como se ficasse o dito pelo não dito.

Como vc mesmo diz (ou não disse?), uma hora alguém acerta.

Mas acertar ou errar palpites de fórum não representa muito se isto não vier acompanhado de ações. Venda de ações... depois de realizar o lucro do que se carrega em carteira. Operar short no índice, lançar opções, ou, ao menos, montar travas. O que um investidor mais tradicional, useiro do buy and hold, faz em uma situação como esta aventada de correção (ajuste, alívio, embolso de lucros, etc...)? Fica como mero espectador, observando o mercado cair, suas cotações se depreciarem, torcendo para o fundo chegar logo, apenas esperando cair para comprar mais?

Alerta é sempre bom mesmo, melhor ainda quando se está capitalizado e preparado para ganhar tb durante uma queda. E historicamente os lucros na venda costumam vir bem mais rápido do que nas altas. Sobe de escada e desce de elevador (quando não pula pela janela para fugir do incêndio).

Enfim... cansei de dizer que, nos melhores momentos de baixa, quando a bolsa fica de fato "barata", eu aumento minha exposição em ações, para ter, no limite, quase 40% do patrimônio total aplicado em bolsa. Quando eu digo que minha posição está reduzida, isto nem de longe significa que estou fora. Vc sabe disso pelos emails que trocamos. Pode ser pouco para nós, mas para muitos talvez seja dinheiro demais...

Ao longo deste período de cetismo, entre os papéis que mantive, as entradas e saídas, somadas ao giro curto nos derivativos, certamente o valor financeiro foi bem maior do que todo o capital de muito especulador que se diz tarimbado. Tudo é uma questão de referencial...

Não tenho a menor dúvida de que quem precisa lidar diariamente com passivos (não é o caso dos amigos do MI), daria tudo para ter de volta seu patrimônio, trocar os altos juros pagos no cheque especial, as faturas parceladas do cartão de crédito, possuir o mínimo que fosse de dinheiro na conta para entrar em uma dessas oportunidades - mesmo que seja nos micos (?), como foi em AGEN, ou tem sido com MILK, por exemplo - e o suficiente para honrar suas despesas. Imagina então como os juros do CDI são altos quando a bolsa desce - ou se o sujeito está quebrado!

Se houver margens para cobertura, limites operacionais, crédito na corretora, saldo positivo em conta corrente, preparo, conhecimento, e as ferramentas disponíveis para operar em qualquer trend, qual o problema em não estar full time e all-in comprado em ações? Deixar de lucrar mais é diferente de não ganhar nada, é melhor do que perder muito, devolver um pouco dos lucros ao mercado, ou ver a "banda" passar sem ter condições de arriscar um tirinho. Cada um faz as suas escolhas, e a pior de todas é não ter opção.

Eu fiz as minhas: apropriar meus lucros sempre que pude, ganhar menos do que poderia, mais do que eu preciso, e ver meu patrimônio crescer devagarinho, aos poucos, sem olho grande, com toda proteção e segurança, por minha única e exclusiva decisão, pela qual assumo inteira responsabilidade.

Quer ficar bilionário da noite para o dia? O risco de quebrar será na mesma proporção. Em bolsa de valores ou qualquer outro empreendimento (quem garante que vai dar certo, existe competência e expertise para tal?). Eu ainda prefiro remunerar apenas parte do meu capital em renda variável, manter baixa exposição, pensar muito no hoje, e menos para o longo prazo (afinal, de que adianta planejar o futuro, se ele depende do presente e deixamos de cuidar do momento agora?).

Se a partir da semana que vem o mercado cair, isto não vai me pegar de surpresa. Caso continue subindo também não fará grande diferença. Em um caso ou outro eu estarei dentro... dentro das minhas possibilidades, desenvolvendo as estratégias habituais, fazendo uma gestão responsável, e certo de que o meu patrimônio estará sob controle, crescendo aos poucos e consistentemente.

Com isso tudo eu nem preciso afirmar que estou me divertindo. Ganhar ou perder faz parte, assim como pagar um (ou mais) stop(s), tomar varada(s) de violinos, desde que o saldo final permaneça sempre positivo. Desta forma eu garanto que terei vida longa na bolsa (real money), vou continuar feliz e dormindo tranquilo, sem dever nada a ninguém. Precisa mostrar boletas? Nem sobre os meus trades pessoais eu tenho comentado mais! É tudo genérico...

O mercado que escolha o seu lado... eu sigo confortável e de acordo com a minha consciência - limpa! Por falar sempre a verdade, ser sincero, honesto, não dissimular, sem fingir o que não sou, ter algo a esconder, ou do que me envergonhar.

Thats me!

Abs ^v^

PS: eu reconheço que tenho postado pouco, mas quando começo a escrever excedo qq limite, rs. Talvez para compensar a falta de efetividade que tem sido necessária devido a outros motivos alheios e tarefas diversas. Mal tenho visitado outros sites, fóruns e blogs, eventualmente ainda recebo algum feed que não acrescenta nada (é duro ler certas coisas de quem não tem o que falar produtivamente). Então quando sobra um tempo, mesmo que durante o final de semana, eu dedico aos trabalhos internos do Monitor. E como a familia está sempre em primeiro lugar, na segunda metade de janeiro eu estarei viajando (de novo) acompanhando o final de férias das meninas.

Como é dura essa vida... ;-)

PS2: MAX, isso, é para aquele mesmo Estado que vc sugeriu. Só que desta vez vou para a península...

PS3: quem chegou até aqui merece um prêmio: Tolerância 10, Paciência 100, Consideração 1000! Muito obrigado

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Re: Re: Ar de fim de festa?

A península lembrou-me paraísos vizinhos...

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Re: Ar de fim de festa?

Caramba Poly, esse Nordeste é mesmo um paraíso. Quanto mais se conhece, mais lugares lindos falta descobrir...

Esse point do "caboco" aí parece com a península até no nome: Mundaú / Maraú.

Bom, desta vez a proa já está definida, mas na próxima vamos esticar mais um pouco até as suas bandas.

Quem sabe assim tomamos aquela gelada que combinamos faz tempo! ;-)

Abs ^v^

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Re: Re: Re: Re: Ar de fim de festa?

Claro Sea!

Por favor, será um enorme prazer!

Já disse: Sinta-se em casa.

O Paraíso fica logo alí....

Abs,

MACMAX
imagem de MACMAX
User is offline

Boa Sea!

É isso aí amigo, família sempre!

Concordo com dito: errar erro novo tudo bem, erro velho não!

Por isso, a característica que vejo em comum aos que obtiveram sucesso nesse negócio bursátil é "pensar com a própria cabeça", e mudar de idéia se isso for necessário, aprimorando o modus operandi.

Divirta-se!

Abraço

PS: aqui é tão quente quanto o Rio. Gostei da cidade. Não tem a beleza das gaúchas, mas é bacana.

a2fon
imagem de a2fon
User is offline

Poizé... esse post resume graficamente o que o Poly escreveu :

Ações que valorizaram mais de 5%

Fonte: Blog Surfando Gráficos

polycrav
imagem de polycrav
User is offline

Beleza de texto Sea! rs

Não precisa agradecer e nem premiar! É sempre bom ler material de quem fala de forma consciente, explícita (nem sempre! rs) e, sobretudo, honesta.

Quanto ao meu post, não existe nenhuma tentativa caro amigo, por isso, desista de contar! haha. Não estou tentando nada, querendo acertar nada! Pra que??? E o "não disse" que eu  posto muitas vezes é em tom de pura gozação, provocação. Para instigar mesmo!

Sem dúvida, nós temos estratégias (e visões) diferentes, que não deixam de ser (ao meu modo de ver) complementares e construtivas. Isso é ótimo!!

Quanto as interrogações, o mercado está cheio delas e isso é que o torna interessante, desafiador e imprevisível. Elas nunca vão sumir. Esse "muro" que vc está vendo é só ilusão de ótica. Não existe!

Se cair amanhã ou depois vc não vai ver eu voltar aqui pra dizer "num falei ?". E se continuar subindo, tb não se fala mais nisso. Mas a diversão continua! E continuará!!! Até porque, aprender, estudar e aumentar meus conhecimentos me divertem bastante.

Abs,

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Re: Ar de fim de festa?

Poly, se eu não consigo nem contar as ondas de Elliott, vc acha que vou contabilizar quantas vezes alguém muda de opinião, ou minha mulher troca de vestido antes de sair para a festa? rs

Quase meia-noite, eu já estou pronto há mais de uma hora e... continuo esperando a patroa!

A vovó veio aqui para casa, estamos liberados, e hoje vai rolar muita dança e champagne.

Festa! Que está só começando... o melhor vai ser quando nós estivermos lá... se conseguirmos chegar a tempo!

Pode mudar de ideia à vontade. Eu dou a maior força e também faço isso direto.

Trocar de ideia é sinal de humildade e inteligência. Ruim é ficar convicto e insistir nos erros.

Olha o que eu escrevi lá no Facebook depois da passagem de ano:

Se for mudar alguma coisa, que seja sempre para melhor:

"Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos."

(Luis de Camões)

Agora fui.... a garota ficou pronta! :-)

Abs ^v^

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Re: Re: Re: Re: Ar de fim de festa?

Não houve mudança de idéia.

Você estava contanto as "tentativas". Não sei de que...

Ótima festa pra vcs!

Seagull
imagem de Seagull
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: Ar de fim de festa?

Fui, cheguei tarde, passei por diversas BOLS, e a festa no Copa estava cheia demais. Acabei ao lado, no Ouro Verde, tomando um espumante na companhia do dono, um amigo de juventude. Mas uma saidinha de casa vez em quando sempre vale a pena, de qualquer maneira.

Poly, eu mudo de ideia toda hora, troco de ponta... apenas a leitura macro que se mantem em linha.

E as investidas, a meu ver, sao feitas de tentativas e erros. Eu, pelo menos, continuo tentando...

Sempre, diversas vezes por dia, em algumas a entrada funciona, em outras aciona o stop.

Pelo que eu vi ao longo dos meus 25 anos de mercado, apenas 2 tipos nunca perderam dinheiro na bolsa:

- os que nao operam, e os que mentem.

Eu ja paguei minha cota, e volta e meia deixo mais um pingado. Felizmente o saldo fica favoravel.

Mas eu ainda estou aprendendo... ;-)

Abs

Paulo
imagem de Paulo
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: Re: Ar de fim de festa?

Ótimas postagens.

Também estive ausente este final de ano e agora acho que volto a postar.

Naquele post do Poly coloquei minha opinião de que quando tudo ecodisse, era hora de ligar o alerta. Pois é, a ecod tá buscando as resistências.

Não vejo motivos para esta última subida dos micos a não ser especulação.

Da mesma forma que a saída de capital estrangeiro da bolsa é um elemento para se ligar o alerta, vejo como perigosas estas notícias do recorde de investimento estrangeiro, influenciando a entrada de mais sardinhas no mercado. Otimismo ?

Parece uma armadilha (bull trap ?). Sea que gosta do "levanta pra cortar".

Minha opinião era de que a bolsa ia ficar nesse limite 63~67 (porque não 69/70). Mas continuar essa subida do ano passado nesse ritmo não tem explicação, a não ser quie já estejam precificando o desempenho das empresas 4T09 como excelente.

O Abaco postou que os pedidos de financiamento/empréstimo de pessoa jurídica superaram as expectativas, e que há vários sinais de que a crise foi supervalorizada.

Fica difícil antecipar qualquer movimento com esses indícios, a meu ver, contraditórios.

Será receio de se repetir o passado recente (olha o retrovisor em ação) ? Gato escaldado....

A questão é manter, sempre, sua estratégia, e diante desses sinais, ligar o alerta para possíveis setups de retirada emergenciais.

Como disseram, pode subir, pode cair, pode ficar de ladinho mais um tempo. Só o tempo dirá.

polycrav
imagem de polycrav
User is offline
Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Ar de fim de festa?

Muito boas as observações complementares Paulo.

Temos sim, sinais contraditórios soltos por aí (que perigo! rs) e talvez isso seja um retrato fiel da indefinição momentânea do mercado. Por um lado temos essas "explosões miqueiras", os níveis de sobrecompra e valorização exacerbada das bolsas nos últimos meses. Por outro lado (em uma análise mais local), temos os investimentos e pedidos de financiamento bem destacados pelo Abaco e a permanência dos estrangeiros na ponta compradora (por enquanto). As projeções econômicas são mesmo de uma forte retomada da indústria nacional para 2010 e próximos anos. Disso, creio que não podemos duvidar.

A dúvida é: Isso já foi precificado pelo Sr. mercado?

A resposta para essa pergunta vale bastante dinheiro. Para quem está na "dança" só resta ativar os mecanismos de proteção e defesa, mantendo-se preparado para qualquer eventualidade.

A minha estratégia não deve mudar muito. Uma parte dos investimentos fica lá. Pois compõe o time do "Caiu? Compra mais!" As outras partes tem que dançar conforme a música (gira, vende, re-compra, etc) ou aguardar uma mudança definitiva da tendência para sair!

Tudo é uma questão de monitoramento. Mas feito de uma forma light. Tranquila e serena. As decisões serão sempre tomadas de forma ponderada, pensada, sem afobamentos ou ansiedade. No stress!!

A decisão é sempre baseada no diário e até mesmo (em alguns casos) no "retrato" semanal.

Abs,

Opções de exibição de comentários

Escolha seu modo de exibição preferido e clique em "Salvar configurações" para ativar.