Aprendizados

O que é um Corner

22/09/2008


 

 CORNER - Ação de manipulação do mercado de uma mercadoria ou de um valor por um ou vários agentes econômicos, cujo objetivo é garantir o seu controle e fazer subir as cotações em serviço próprio.

 

Alguns dos problemas que envolvem a entrega física de determinados ativos-objeto são os seguintes:



1- a possibilidade de existência de corner ou squeeze, ou seja, a indisponibilidade de bens em quantidades suficientes para atender a todos os contratos em que estejam previstas liquidações físicas. O corner pode ser acidental ou, quando não há efetivo controle das quantidades negociadas pelas bolsas, ser provocado por participante (ou grupo de participantes) que deseje manipular preços, assumindo posições compradas superiores à capacidade do mercado



2- os altos custos que determinados ativos-objeto apresentam para a realização da entrega física.

 

Em alguns casos não há a necessidade de haver entrega física para que a função de hedge seja cumprida pelos mercados a termo ou futuro. Na prática, nos mercados em que a liquidação física é prevista, a grande maioria dos contratos é liquidada sem que haja a entrega do ativo de referência (ocorre a liquidação por diferença). Além disso, em alguns mercados, somente é prevista a liquidação financeira.

 

Editado de postagem do Plínio no Fórum Monitor Financeiro 





Confira também o nosso FAQ (Questões mais Frequentes).