Aprendizados

AT: Escalas Gráficas

24/07/2008


 


Existem dois tipos: o Aritmético (Linear) e o Logarítmico.

 

 

Uma Escala Aritmética dispõe os preços admitindo-se a mesma distância uns dos outros, independentemente do nível de preço.

 

Cada unidade de medida é a mesma ao longo da escala:

 

Se um ativo sobe de 10 para 80 num período de 6 meses, o movimento de 10 para 20 vai ter a mesma distância vertical do que o movimento de 70 para 80.


Apesar ser verdade em termos meramente absolutos, não o é em termos relativos. Enquanto que a subida de 10 para 20 é de 100%, a subida de 70 para 80 é de apenas 14.28%.

 

 

 


Uma escala logarítmica mede os movimentos de preços em termos percentuais.

 


Uma subida de 10 para 20 representaria uma subida de 100%, mas de 20 para 30 representaria uma subida de 50% e assim sucessivamente.

 


A maior parte dos programas de gráficos referem-se à escala logarítmica como escala "semi-log scale", já que o eixo dos X´s (tempo) é disposto aritmeticamente.

 

 

O diagrama acima ilustra a diferença de escalas para o mesmo título. Na "semi-log", a distância entre 1 e 2 é diferente da distância de 2 para 3. no entanto, na aritmética, a distância entre 1 e 2 é igual à distância de 2 para 3.

 

Opinião:


Quais são as vantagens de ambas as escalas:

 

- As escalas aritméticas são úteis quando o preço varia pouco, ou seja, quando o papel varia em um "range" apertado.

 

- As escalas aritméticas podem ser úteis para gráficos e "trading" de curto prazo.

 

- Os movimentos de preços (particularmente para ações) são dispostos em termos absolutos (de reais, por exemplo) e refletem movimentos de reais para reais.

 

- As escalas "Semi-log " são úteis quando o preço varia significativamente, seja no diário, semanal ou no intraday. Por isso quem analisa gráficos intradiarios é importantíssimo estar atento para a escala de preço.

 

- As linhas de tendência tendem a ser mais confiáveis na escala semi-logarítmica, ou seja, o mínimos/máximos tocam mais vezes na linha de tendência de subida/descida.

 

- As escalas semi-logarítmicas são muito mais úteis em uma análise de longo prazo, já que colocam em perspectiva as subidas e quebras acentuadas de preços.

 

- Quando estiver comparando os movimentos de preço de diferentes ativos, fará mais sentido se o fizer com base em variações percentuais.

 

Vejam uma simples simulação com stops...

 

Bons negocios !

 

por Marco Aurélio Rossi





Confira também o nosso FAQ (Questões mais Frequentes).