Aprendizados

AT: Médias Móveis

17/07/2008


Médias móveis são uma das mais populares ferramentas para análise técnica. Podendo ser utilizadas sozinhas ou, de preferência, em conjunto com outros indicadores técnicos.



A média móvel pode ser simples ou exponencial. Elas são calculadas utilizando o preço de fechamento e estão sempre "atrás" do preço, por isso são utilizadas mais como indicadores de tendência, sendo melhores aplicadas quando o mercado apresenta tendência definida de alta ou baixa e não em mercado voláteis.



Quanto menor o período (dias) usados na média móvel, mais rápido é a reação com as mudanças do preço. Inicialmente, poderia-se pensar que quanto mais rápido a resposta melhor os resultados, porém isso nem sempre é verdade, porque quanto mais sensível um indicador mais sinais de compra ou venda ele dará, podendo dar sinais falsos com mais frequência.



Se um indicador é menos sensível ele dará sinais mais corretos, porém também pode ser muito tarde. Esse é sempre o dilema da análise técnica, entre a sensibilidade do indicador contra a qualidade dos sinais de compra ou venda.



O investidor deve experimentar diferentes períodos para a média móvel a fim de encontrar o que melhor se adapta ao mercado e à ação.



Há três principais caminhos para identificar a tendência de uma ação com o uso de médias móveis :



* O primeiro caminho usa a direção da média móvel, se ela está subindo, a ação está com tendência de alta. Se a média móvel esta caindo, também está a ação.



* O segundo caminho para identificar a tendência do mercado é a localização do preço em relação à média móvel. Se o preço está acima da média móvel, a ação é considerada com tendência de alta. Se o preço está abaixo da média móvel, a tendência é de baixa.



* O terceiro caminho utiliza uma média móvel de curto prazo e outra de longo prazo. Quando a média móvel de curto prazo está acima da média móvel de longo prazo , a tendência é de alta. E quando a média móvel de curto prazo está abaixo da de longo prazo, a tendência é de baixa.





Confira também o nosso FAQ (Questões mais Frequentes).