Aprendizados

Perfil do Investidor

10/07/2008




Antes de tomar qualquer decisão de investimento, é preciso conhecer o seu Perfil como Investidor. O que é isso? Por perfil, entendemos os fatores que são mais importantes para sua tomada de decisão de investimento, como discutido a seguir.

Muitas vezes uma pessoa se julga um investidor agressivo, quando na verdade seu padrão de decisão está mais em linha com o de um investidor conservador. Outras vezes, a pessoa até possui um perfil agressivo, quando a sua situação financeira exige uma postura mais conservadora ao investir.



Abaixo discutimos em maior detalhe os quatro fatores que contribuem para definir o seu perfil como investidor.

  a.. Situação financeira e patrimonial

  Esse é o elemento mais importante para definir o seu perfil de investidor. Não é somente o quanto você tem disponível para investir, mas também a composição de seu patrimônio que importa.

  A forma mais simples de entender isto é considerar todo o seu patrimônio, desde a sua casa ao saldo de sua conta corrente, como uma carteira de ativos. Ao fazer isto, analise o quanto está em ativos líquidos (dinheiro, conta corrente, aplicações de renda fixa de curto prazo, etc.) ou em ativos imobilizados (casa, carro, etc.).

  Isso é importante para que você entenda o grau de liquidez de seu patrimônio, que será um importante fator na determinação de seus investimentos. Se uma parte muito grande do seu patrimônio estiver em ativos líquidos, você provavelmente terá margem para investir em ativos de mais longo prazo, como ações, por exemplo.

  Obviamente o quanto você tem para investir é uma variável fundamental. Certos investimentos requerem um valor mínimo de aplicação, ou só somente se tornam lucrativos a partir de um determinado volume de investimento.


  b.. Prazo de investimento

  Por prazo de investimento entenda-se o período no qual você pretende manter o dinheiro investido. Em outras palavras, o prazo de investimento pode ser entendido como a data na qual você vai precisar do dinheiro.

  Como o prazo afeta o seu perfil? Simples: quanto mais tempo (prazo) você tiver para alcançar o seu objetivo, mais risco pode correr, pois caso venha a sofrer perdas, terá tempo para recuperá-las. Exatamente por isso é que não se recomenda a uma pessoa que precisa do dinheiro no curto prazo aplicar de prazo mais longo ou em ativos mais voláteis como ações, por exemplo, apesar da possibilidade de maiores ganhos.

  Essa regra é válida também para certos investimentos em renda fixa que possibilitam ao investidor retirar o dinheiro antes do vencimento dos títulos, mas onde existem penalidades para a retirada antes do prazo ou as condições de mercado podem estar desfavoráveis, resultando em uma desvalorização do valor do título.

  O ideal em qualquer estratégia de investimento é manter o dinheiro aplicado pelo maior prazo possível, pois quanto maior o prazo que você tem para investir, menor será o esforço que terá que incorrer para alcançar o mesmo objetivo.


  c.. Apetite de risco

  Investir implica assumir riscos. De forma que é importante entender qual a sua posição em relação ao risco, ou seja, que tipo de risco que você está disposto a correr. Alguns investimentos como a poupança, por exemplo, apresentam um perfil de risco baixo - já que você já sabe o quanto vai receber no final do período, enquanto alguns tipos de derivativos têm perfil de risco mais elevado, podendo resultar em grandes lucros ou pesadas perdas dependendo do comportamento do mercado.

  A percepção do que é risco varia muito de pessoa para pessoa. Exatamente por isso não é possível chegar a uma medida de risco que valha para todas as pessoas, já que cada um encara riscos de uma forma distinta. Podemos usar esportes para ilustrar isso, para alguns montanhismo pode parecer extremamente arriscado, enquanto que para outros é perfeitamente seguro.


  d.. Objetivo de rentabilidade


  O objetivo de toda pessoa ao investir é ganhar dinheiro. Exatamente por isso, essa variável não pode ser analisada isoladamente, mas frente às variáveis que discutimos acima. Avalie com calma qual o seu objetivo de investimento . Sua intenção é preservar o patrimônio que acumulou, viver da renda gerada pela aplicação financeira, fazer o seu patrimônio crescer, ou o quê.


Todos os fatores descritos acima são fundamentais para determinar o seu perfil de investidor e fornecem os parâmetros básicos de suas decisões de investimento.





Confira também o nosso FAQ (Questões mais Frequentes).