Aprendizados

Os Tipos de Ações

26/04/2008


Muita gente pergunta por que do valor das ações ordinárias (ON) é geralmente superior ao das ações preferenciais (PN).


Como sabemos, existe ação PN, que até pelo que diz o nome, ela tem preferência no recebimento de dividendos. Podem ser simplesmente preferenciais (p.e PETR4), ou divididas em classes, onde as mais comumente encontradas no mercado são as da classe A, como a VALE5 (PNA), e classe B - ELET6 (PNB). Estas diferenças são pequenas, mas existem, variam de empresa para empresa, portanto, não é possível fazer uma definição geral das classes de ações, mas devem constar no estatuto da companhia de capital aberto para dar ciência aos acionistas de seus direitos.


O outro tipo são as ordinárias que dão aos seus detentores o direito a voto nas Assebléias Gerais. Também fazem jus aos proventos e ao recebimento de tag along (que assegura, em caso de venda da empresa, no mínimo, 80% do valor da transação). Na Bovespa também existem outros tipos de ativos negociados, como as Units (UBBR11, ALLL11), e os direitos de subscrição, por exemplo


Um outro detalhe é que no caso da empresa deixar de apresentar lucro durante (se não me engano) 3 anos seguidos, as ações preferenciais também passam a ter direito ao voto.


Enfim, são algumas distinções e privilégios que fazem as ações ordinárias terem cotações superiores às preferênciais, com pequenas exceções - como no caso da CESP.





Confira também o nosso FAQ (Questões mais Frequentes).