Aprendizados

Riscos do Mercado de Ações

10/07/2008



Ações são ativos de renda variável, ou seja, não oferecem ao investidor uma rentabilidade garantida, previamente conhecida.



A rentabilidade das ações é composta de dividendos ou participação nos resultados e benefícios concedidos pela empresa emissora, além do eventual ganho de capital auferido na venda da ação no mercado secundário (Bolsa de Valores). O retorno do investimento dependerá de uma série de fatores, tais como desempenho da empresa, comportamento da economia brasileira e internacional etc.

 

Justamente porque não há garantia de rentabilidade no investimento em ações, podendo mesmo haver prejuízo na aplicação, este é considerado um investimento de risco. Por esse motivo, é aconselhável que o investidor não dependa do recurso aplicado em ações para gastos imediatos e que tenha um horizonte de investimento de médio e longo prazos, quando eventuais desvalorizações das ações poderão ser revertidas.



Mercado de Opções

No mercado de opções, em que são negociados direitos de compra ou venda de um ativo com preços e prazos estabelecidos, os investidores comprometem-se a efetivar uma operação em um momento futuro. Isso traz o risco de a operação acabar não sendo realizada, ou o risco dos preços do ativo-objeto caminharem em direção oposta à esperada pelo investidor. Não há, portanto, garantia de rentabilidade.

Além disso, deve-se considerar que existe a possibilidade do comprador de uma opção perder todo o capital investido; e que o vendedor de uma opção deve ter capacidade financeira para cobrir potenciais prejuízos, bem como dispor de garantias para atender às exigências de margem.




Mercado Futuro

Como em qualquer mercado de derivativos, as aplicações no mercado futuro também estão sujeitas a riscos.

O investidor deve considerar, em sua análise de investimento, a situação econômico-financeira da empresa emissora, a situação econômica do País, a expectativa da taxa de juros e a negociação do ativo-objeto no mercado a vista, entre outros fatores.





Confira também o nosso FAQ (Questões mais Frequentes).