Aprendizados

As 10 regras de ouro de um investidor sensato

13/05/2008


1. Em tendências altistas, o investidor deve manter posições longas. Apesar desta regra de ouro parecer ser evidente, a realidade é que muitos investidores fecham as posições de longo prazo ao primeiro sinal que o rally está começando.   O argumento que geralmente sustenta esta postura é que o mercado foi longe demais, muito rapidamente (“too far, too fast). “  A realidade é que na maior parte dos casos os investidores perdem uma excelente oportunidade de ir engordando os lucros à medida que o mercado altista se vai desenvolvendo.   

 

2. Um investidor deve sempre investir nos ativos que mostram mais força. Ao contrário do que se imagina, não perca seu tempo em ativos com tendências primaria, secundarias e terciárias de baixa.   Muitas vezes os operadores iniciantes adicionam posições em ativos que estão em queda livre... simulando um suposto suporte... e fazendo transparecer a esperança que a tendência inverta. A verdade é que muitos dos casos, o segredo é comprar caro e vender ainda mais caro.  

 

 

3. Quando acontecem correções menores num mercado com a tendência bem definida, não tenha medo em reforçar a sua posição. Por exemplo, se acontecer uma pequena correção em um ativo que você já possui em carteira, e que se encontra numa tendência de alta bem definida, não descarte a possibilidade de reforçar a sua posição.   

 

4. Um dos grandes segredos dos traders bem sucedidos é a PACIÊNCIA. Se por acaso se você perdeu o timing de entrada num determinado ativo, não se desespere porque outras oportunidades certamente irão surgir. Bolsa tem todo dia ! (exceto aos Sábados, Domingos e Feriados)  

 

 

5. Outro grande segredo dos traders bem mais sucedidos é a PACIÊNCIA. A partir do momento em que define uma posição «short» ou «long» em um determinado ativo, dê tempo ao tempo, ainda que o lucro não apareça imediatamente. O que importa é que as razões e a lógica (estratégia) que o levou a comprar ainda se mantenham intactas.  

 

 

6. Poderia citar também um dos grandes segredos de traders muito bem sucedidos que é a PACIÊNCIA. Os investidores menos experientes tendem a fechar posições mal estejam numa posição ganhadora, ainda que o lucro seja pequeno. Tem que ser paciente e esperar que cada trade se torne um grande negócio.  

 

 

7. Não abra uma posição em um determinado ativo sem que a análise técnica e a análise fundamentalista da empresa estejam de acordo.  

 

 

8. Se perceber que sua trajetória anda perdedora... Tire umas férias... A tendência natural de um investidor iniciante numa situação dessas é a de continuar a operar com intuito de recuperar as perdas. Descanse alguns dias e tente encontrar as verdadeiras razões que levaram a você operar de maneira errada.  

 

 

9. Os mercados chegam ao topo com grande volatilidade. Os mercados formam as mínimas com grande calma e paciência.   

 

10. Estude. Invista no aprendizado !





Confira também o nosso FAQ (Questões mais Frequentes).