Aprendizados

O que é Home Broker

25/04/2008


De forma semelhante aos serviços de Home Banking, oferecidos ela rede bancária, os Home Brokers das Corretoras estão interligados aos sistemas da BOVESPA e permitem que o investidor fazer operações de compra e venda de ações através da Internet. Para isso, o investidor precisa se cadastrar de forma correta ( preencher uma ficha cadastral, anexar cópias de alguns documentos, etc).


Além da praticidade e rapidez nas negociações, o Home Broker oferece outras vantagens. Confira algumas delas:


- agilidade no cadastramento e no trâmite de documentos;
- consulta, pelo investidor, a posições financeiras e de custódia;
- acompanhamento de sua carteira de ações;
- acesso às cotações (algumas corretoras poderão oferecer também notícias e análises sobre o mercado);
- envio de ordens imediatas, ou programadas, de compra e venda de ações;
- recebimento da confirmação de ordens executadas e resumo financeiro (nota de corretagem), etc.


O investidor deve ficar atento, pois algumas corretoras, só disponibilizam o acesso ao Home Broker , caso este seja correntista do banco do mesmo grupo financeiro. Esta exigência pode agregar novos custos, que são desnecessários para o investidor de internet.


Além de tudo, os produtos e serviços oferecidos pela maioria das corretoras de valores, são diferentes e apresentam variados níveis de acesso, isto é, nem todos podem ter acesso a todas as informações, somente se pagar ou for cliente.


Quanto custa aplicar em ações ?


Quando você realiza uma operação de compra ou de venda de ações, você incorre nos seguintes custos: corretagem, emolumentos e custódia das ações.



Corretagem: É um percentual cobrado sobre o volume financeiro da operação de compra e de venda de ações. Desde de setembro de 1999, foi extinta a tabela de corretagem nas compras e vendas de ações. Houve um aumento natural da concorrência, pois a partir de então, não existe um preço mínimo para a cobrança. Mas, como a taxa de corretagem é a única forma de remuneração que as corretoras possuem, é ainda muito comum se deparar com uma tabela de corretagem padrão. Esta tabela apresenta valores escalonados de acordo com o volume financeiro negociado pelo investidor mais a cobrança de um valor fixo.
 


Emolumentos: É uma taxa fixa cobrada pela Bolsa de Valores de São Paulo para cada tipo de operação ou produto. A taxa cobrada para negociação de ações no mercado à vista é de 0,035% do volume financeiro.


Custódia: A custódia é um serviço que as bolsas e as corretoras de valores prestam a seus clientes e que consiste na guarda das ações. Hoje em dia, a grande maioria das ações negociadas é escritural, ou seja, registrada e custodiada sem a emissão das cautelas. Uma das vantagens da custódia escritural é a atualização dos direitas das ações ( bonificações, dividendos e subscrição ), eliminando qualquer trabalho dessa natureza para o investidor. Este serviço é cobrado pela instituição custodiante à corretora, que, por sua vez, repassa ao investidor, além da taxa de corretagem. O valor de mercado é de aproximadamente R$ 10,00 por mês, independente do volume financeiro.



Fique atento aos valores cobrados pelas corretoras, pois a grande maioria utiliza a tabela padrão abaixo, e algumas ainda dizem que são preços especiais ou promocionais. Algumas corretoras não cobram taxa de corretagem ou se cobram, usam um valor fixo independente do volume negociado. Outras, utilizam a cobrança de taxas fixas para qualquer valor, portanto, não deixe de fazer contas antes de começar suas operações.
 

No mercado financeiro os ativos e contratos possuem lote padrão de negociação (quantidade determinada pela Bolsa) e negócios com lotes fracionários, cujos preços e liquidez são diferenciados em relação aos dos lotes, além do que em determinados segmentos de mercado não é possível operar no fracionário.


Portanto antes de iniciar qualquer operação certifique-se das características do segmento ou mercado que for atuar e procure negociar em múltiplos de lote padrão para que sua ordem possa ser executada e seu preço fique o mais próximo possível da realidade. Na Bovespa, temos papéis que são cotados unitariamente e outros por lote de mil ações.









Confira também o nosso FAQ (Questões mais Frequentes).