Aprendizados

Filosofia, Método e Estratégia Operacional

27/04/2008



Filosofia operacional:
=====================


- O mercado financeiro oferece muitas opções de investimento, portanto a atividade de investir envolve basicamente escolher o melhor negócio.

- O melhor negócio é aquele que oferece a maior rentabilidade, com o menor risco, em um dado prazo, para um determinado capital investido.

- Entre todas as alternativas de negócios que o mercado nos oferece, deverá se destacar apenas uma, e esta será a escolha certa.



Metodologia:
===========

- Para identificar o melhor negócio recomendo seguir os seguintes passos:



1- Definir qual o capital disponível para o investimento e qual a rentabilidade mínima esperada em um determinado período de tempo, para este capital.

2- Escolher previamente um prazo máximo para que o investimento apresente o retorno esperado.

3- Escolher uma técnica de análise que permita estimar a possível rentabilidade dos diversos ativos do mercado, no prazo que foi determinado para o investimento.

4- Estimar a possível rentabilidade de cada negócio e avaliar o risco desta rentabilidade não ocorrer.

5- Escolher o negócio que oferecer a melhor relação retorno/risco.

6- Definir uma estratégia apropriada de investimento.

7- Avaliar o retorno e risco de todos os negócios permanentemente.

8- Se for detectado, ao longo do tempo, que existe um negócio melhor do que aquele em que se está investindo, troca-se para o melhor negócio.

9- Trabalhar de forma pragmática e não se envolver emocionalmente com os negócios.

10- Trabalhar mais com a técnica, do que com a intuição, Não se deixando influenciar por notícias, boatos, opiniões, emoções, sentimentos e premunições.



Estratégias de Investimentos:
============================


- Não se deve investir 100% do capital em uma única operação. A estratégia ideal é investir progressivamete, utilizando frações cada vez maiores do capital, a medida que o negócio se confirma como lucrativo (Ex. 10%, 20%, 30% e 40% do capital nas operações de entrada).

- Só se deve realizar lucros em um negócio, se for para investir em um outro potencialmente melhor.

- Na saída de um negócio, que ainda está gerando ganhos crescentes, recomendamos a venda sempre em frações de 50% da posição restante.

- Um negócio que gera prejuizos não pode ser a melhor opção do mercado. Devemos sair imediatamente de um negócio, se este provocar uma perda maior do que o limite de risco estabelecido.


...





Confira também o nosso FAQ (Questões mais Frequentes).