Aprendizados

Hedge Funds: Amaranth

26/04/2008


Uma das maiores notícias "Bombas" em Setembro/2006, foi o tombo fulminante de um grande Hedge Fund, o Amaranth Advisors.

 

Perto de duas semanas, o fundo que administrava cerca de US$ 9,5 bilhões, perdeu $ 6 bilhões, ou 65% do capital, passando a ser um dos maiores perdedores em derivativos da história. Aparentemente, o principal motivo teria sido a especulação com o gás natural. E como foi que isso ocorreu?


Brian Hunter, um trader canadense de 32 anos, tinha ganhado uma fortuna para a Amaranth em 2005, apostando que os preços do gás natural iriam disparar após o furacão Katrina.


A “boca pequena” comenta que Brian após sua excelente performance, conduzia um Bentley no inverno e uma Ferrari no verão. O ano passado, a revista Trader Monthly colocou-o em 29º lugar no ranking dos mais bem pagos da sua profissão, estimando o seu ganho anual entre $75 a $100 milhões.


Após sua promoção a “Chefe da Mesa de Trading” da Amaranth, tomou como estratégia, a forte alavancagem em “Futuros de Gás Natural", onde a apostava em um verão recheado de Furacões e Tormentas. Infelizmente (para eles) não ocorreu como previsto. e como se tratavam de posições, altamente alavancadas e insuficientemente arbitradas, o Fundo ficou totalmente exposto à oscilação negativa dos preços (cerca de 65% na redução dos preços em menos de 1 ano). Bom... dizem que o Amaranth detinha cerca de 10% do Mercado Global de Futuros de Gás Natural.


A aposta de Brian Hunter era que as diferenças entre os preços dos futuros do gás nos meses de verão e inverno iriam continuar a aumentar, uma tendência de alta detectada por ele, e que se mantinha desde o início de 2004. Aconteceu o contrário, a diferença diminuiu, forçando a Amaranth a pagar as margens dos contratos que iam crescendo à medida que o valor das suas apostas desaparecia.


Os Hedge Funds, são fundos de investimento, geralmente detidos por instituições e grandes investidores, em que os gestores participam de forma substancial na participação dos resultados. A principio, Morgan Stanley, Credit Suisse e o Deutsche Bank eram alguns dos investidores ...

 






Confira também o nosso FAQ (Questões mais Frequentes).