Aprendizados

AT: Fibonacci Time Zones

08/04/2009


Há milênios o homem busca entender o tempo e suas particularidades e Elliott brinca com ela utilizando Fibonacci e sua seqüência. Ele chamou de Time Goal Day o dia no futuro em que um evento em termos de price action ocorrerá.

 

O Fibonacci Time Zones é uma série de linhas verticais que aplica os números de Fibonacci considerando que o movimento segue um padrão de tempo. As linhas são espaçadas nos intervalos 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, etc. A interpretação do Fibonacci Time Zones envolve procurar por significantes pontos de alteração dos preços e posicionar as linhas neles. A primeira linha é posicionada em um ponto extremo do gráfico e as linhas seguintes crescem sua proporção na medida da sequência de Fibonacci.

 

Procurar por momentos de virada no mercado usando o posicionamento das linhas em pontos extremos históricos. Com maior peso para a primeira e a linha dos 61,8%. É muito mais eficiente no período diário.

 

Então o mais usual é posicionar as linhas em cada ONDA:

 

- Em um movimento de alta, Posicione a primeira linha no PRIMEIRO FUNDO da onda e a linha dos 61,8% no TOPO formado da onda. O resultado será a ultima linha em um ponto significativo do movimento, mais provavelmente uma retomada da alta (finalização da correção)

 

- Em um movimento de baixa, Posicione a primeira linha no PRIMEIRO TOPO da onda e a linha dos 61,8% no FUNDO formado da onda. O resultado será a ultima linha em um ponto significativo do movimento, mais provavelmente uma retomada da baixa (finalização da correção).

 

Fibonacci Time Goal Analysis usa as relações de 0,618, 1,000 e 1,618 para uma projeção do dia em que deve acontecer uma inversão da tendência.

 

Para definir onde poderão surgir novos topos ou fundos, pegamos os pontos extremos anteriores (sendo os dois últimos topos ou fundos) e estabelecemos a distância entre eles como sendo igual 1. A partir do segundo evento, projetamos adiante 1.618 deste valor que deverá ser onde vai ocorrer o próximo topo ou fundo.

 


 

 

Referências do Modulus Financial Engineering, ForexRealm e Trading in Blog





Confira também o nosso FAQ (Questões mais Frequentes).