Aprendizados

O que é Educação Financeira

21/11/2008



 

Segundo a descrição de Álvaro Modernell no site Mais Ativos (www.edufinanceira.com.br), a Educação Financeira " É um conjunto amplo de orientações e esclarecimentos sobre posturas e atitudes adequadas no planejamento e uso dos recursos financeiros pessoais."

 

Uma maneira de porganizar finanças, definir objetivos, estabelecer estratégias e perseguir metas. A forma mais recomendável e racional de equilibrar o desejo de consumir e a necessidade de gastar.

 

 

 

Os conceitos de Educação Financeira são de extrema importância na formação de cidadãos bem preparados para controlar seu dinheiro, a carreira, os empreendimentos, bem como toda a sua vida pessoal. Investir em conhecimento é o melhor caminho para aumentar o patrimônio. A participação dos pais e das escolas é muito importante neste processo, estimulando desde cedo as crianças a terem uma mentalidade poupadora, não-consumista, que as permitam se tornar adultos responsáveis e bem sucedidos.

 

Dinheiro não traz felicidade, mas sua falta pode provocar sérios problemas, inclusive familiares.

 

Criar reservas durante a vida produtiva para proporcionar uma aposentadoria confortável é uma atitude que denota extrema responsabilidade no planejamento pessoal e muita inteligência financeira.





Confira também o nosso FAQ (Questões mais Frequentes).